Câncer de pele é tema da campanha Dezembro Laranja

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
04/12/2023 13:54 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Câncer de pele é destaque em dezembro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2023/fg314899.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edmir Chedid (União) declarou apoio à Campanha Dezembro Laranja. A iniciativa visa alertar a comunidade sobre os riscos da doença, que é a mais frequente entre homens e mulheres - essa enfermidade representa quase 30% de todos os tipos da doença no país. Por ano, são registrados mais de 185 mil casos de câncer de pele melanoma e não melanoma.

Do número total estimado, a doença pode atingir anualmente 87 mil homens e 97 mil em mulheres - informação do Instituto Nacional de Câncer (Inca). "As mortes por câncer não melanoma chegam a 1,3 mil em homens e 971 em mulheres; já as mortes por câncer de pele melanoma foram de mil para homens e 753 mulheres. A pele é o maior órgão do corpo", disse.

Edmir Chedid explicou que é preciso evitar ao máximo a exposição aos raios ultravioletas intensos, que ocorrem entre 10h e 16h; usar sempre protetor solar nas áreas expostas, independentemente de ir à praia. "Também é importante usar boné, roupas de proteção UV, óculos escuros, sombrinha, guarda-sol e ficar o máximo de tempo na sombra", afirmou.

A pessoa diagnosticada com câncer de pele deve fazer acompanhamento - principalmente as que têm fatores predisponentes, como as de pele e olhos claros, e as ruivas, mais suscetíveis às alterações dos raios ultravioleta. "Todos, no entanto, podem ter a doença e devem estar atentos para o melanoma, que se apresenta como uma lesão mais pigmentada.


alesp