Deputado requisita informações sobre a construção de hidrelétrica em Pirassununga

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
30/11/2023 16:50 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Simão Pedro

Compartilhar:

Deputado Simão Pedro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2023/fg314760.jfif' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual Simão Pedro requisitou à secretária do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, informações sobre a construção da hidrelétrica Emas Novas, no rio Mogi-Guaçu, feita pela empresa Aratu Geração, em Pirassununga, interior de São Paulo. Simão Pedro estará neste domingo (03/12) em Pirassununga e vai se reunir com representantes dos movimentos sociais da região que estão lutando pela preservação da área afetada.

O parlamentar questiona que a CETESB, empresa do estado responsável pela licença ambiental para a construção, autorizou obras da barragem provisória (ensecadeira de montante) que estão degradando a área de uso público e de turismo conhecida como "prainha", colocando em risco o meio ambiente e a reprodução de peixes no rio. Pra piorar, a empresa garantiu que nada disso ocorreria.

Neste sentido, Simão Pedro requisita, entre outras, informações sobre o projeto executivo da ensecadeira apresentado pela empresa Aratu à Cetesb, o termo de referência e avaliação do órgão do estado na implantação do plano ambiental de conservação e uso do entorno de reservatório artificial para a hidroelétrica Emas Novas, e apresentação dos estudos de impacto ambiental decorrente da construção.


alesp