Governo federal inaugura Escola Cívico-Militar em Taubaté-SP

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
03/09/2021 12:39 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Tenente Nascimento

Compartilhar:

Tenente Nascimento (1º à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273321.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual Tenente Nascimento acompanhou, no dia 24/08, o ministro da Educação Milton Ribeiro na inauguração da Escola Cívico-Militar em Taubaté-SP, que funcionará na EMEF Profº Lafayette Rodrigues Pereira. O município é o primeiro da região do Vale do Paraíba a fazer parte do Programa Nacional das Escolas Cívico Militares. Esteve presente na cerimônia o prefeito de Taubaté José Saud e personalidades políticas como o deputado federal Eduardo Bolsonaro.

De acordo com o MEC (Ministério da Educação), o programa age como um "conceito de gestão nas áreas educacionais, didático-pedagógica e administrativa, com participação docente das escolas e apoio dos militares federais e estaduais". A EMEF Profº Lafayette Rodrigues Pereira foi escolhida, entre as demais da rede municipal, por estar situada em uma região de grande vulnerabilidade social e que tem como meta a melhoria nos indicadores educacionais.

"Agradecemos o Governo Bolsonaro e o ministro Milton Ribeiro por trazerem a nossa querida Taubaté a Escola Cívico-Militar, modelo de excelência para o sistema educacional de nosso país", agradeceu o deputado Tenente Nascimento.

O objetivo do Programa das Escolas Cívico-Militares é combater as desigualdades de oportunidade, promovendo uma formação humana e cívica a partir de uma educação de qualidade, aprimorando o aluno em sua formação ética, valorizando suas competências e habilidades, estimulando sua capacidade de transformação da realidade no ambiente em que está inserido.

A meta do ministério é instalar 216 escolas nesse modelo em todo o Brasil até 2023. Em 2020, primeiro ano de atividade do programa, 53 instituições em todo o país se tornaram cívico-militares, incluindo Campinas, a única no estado de São Paulo, na ocasião. Em 2021, serão mais 70 municípios, inclusive do Estado de São Paulo: Guarujá, Pirassununga, Barrinha, Santos, São Vicente, Taquaritinga e Bauru (além de Taubaté).

alesp