Crise hídrica é pauta de reunião de parlamentar com o ministro

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
14/09/2021 13:07 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Agente Federal Danilo Balas

Compartilhar:

Agente Federal Danilo Balas e Rogério Marinho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273768.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Deputado Estadual Agente Federal Danilo Balas (PSL) esteve em Brasília, nos dias 1 e 2 deste mês, para tratar de questões do Estado de São Paulo com diversas autoridades federais, entre elas, Rogério Marinho, Ministro do Desenvolvimento Regional. O principal ponto desse encontro foi o diálogo a respeito da Política Nacional de Recursos Hídricos, que trata de estudos e projetos que possam melhor a infraestrutura e segurança hídrica dos Estados.

Segundo o Deputado, ocorre, em São Paulo, uma preocupante crise hídrica que prejudica milhões de pessoas, principalmente aquelas que moram nas cidades mais afastadas dos grandes centros. "Falamos sobre a implementação de canais, adutoras e sistemas de abastecimento, como poços artesianos e caminhões-pipas. Também dialogamos em relação à revitalização de bacias hidrográficas e à recuperação de barragens", disse o parlamentar.

Rogério Marinho se mostrou atento às demandas e à importância da pauta levada por Danilo Balas ao Governo Federal. "O Ministro esteve em São Paulo em agosto e disse que o Estado é importantíssimo para o Ministério e para o Presidente Jair Bolsonaro", completou Balas.

O parlamentar está preocupado com a situação pela qual o Estado paulista passa em relação à água. Entre os pedidos e levantamentos apresentados pelo Deputado, estão a criação de mais poços artesianos e o envio de caminhões-pipas para municípios do interior. "A criação de poços é uma técnica para que a água chegue a lugares mais afastados. Já os caminhões-pipas permitem que as prefeituras levem água aos conglomerados de famílias mais distantes, em áreas rurais. Servem também para cidades onde existem queimadas, a fim de que os caminhões possam auxiliar até as equipes da Defesa Civil".

Com isso, o Deputado se atenta a múltiplos problemas enfrentados por cidades do interior com soluções rápidas, práticas e eficientes. "Estamos aqui fazendo a ponte entre o Governo Federal, o Estado de São Paulo e os 645 municípios de SP. O Governo Federal tem levado muito a sério essa questão da água no Nordeste brasileiro, levando essa fonte tão essencial para a sobrevivência aos nordestinos, que esperavam há anos essa promessa realizada por governos anteriores. Aqui, em São Paulo, tenho certeza de que nos ajudará, também", finaliza Danilo Balas.

alesp