Deputado solicita implantação do programa Praça da Cidadania em Paulínia e cidades da região

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
03/05/2024 19:19 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Dirceu Dalben

Compartilhar:

Deputado Dirceu Dalben<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg323536.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em busca da redução da vulnerabilidade social por meio da implementação de espaços destinados ao lazer, esporte e qualificação profissional, o deputado estadual Dirceu Dalben solicitou ao governador Tarcísio de Freitas e à presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Cristiane de Freitas, a expansão do projeto Praça da Cidadania para outros municípios da região de Campinas, incluindo Paulínia, Sumaré, Nova Odessa e Americana.

Recentemente, com apoio do deputado Dalben, a cidade de Hortolândia inaugurou uma unidade no Jardim Nova América - a primeira unidade da Praça da Cidadania no interior paulista. A Praça da Cidadania reúne em um mesmo local espaços para a prática de esportes, atividades de cultura e lazer, além de um prédio da Escola de Qualificação Profissional do Fundo Social do Estado de São Paulo, oferecendo cursos gratuitos para a população que mais precisa.

"Tivemos a alegria de contribuir com a implantação deste importante projeto de desenvolvimento social em Hortolândia e estamos solicitando a criação de novas unidades na região de Campinas, como Paulínia, Sumaré, Nova Odessa e Americana, com o propósito de levar mais qualidade de vida para as famílias paulistas. Temos trabalhado muito na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e em conjunto com o Governo do Estado, sempre propondo e apoiando iniciativas estaduais que zelem pelo bem-estar da nossa população. Com a Praça da Cidadania é possível promover espaços de convivência coletiva, formação da cidadania, bem como a revitalização urbana", destacou Dalben.

Idealizado pelo Fundo Social de São Paulo, o programa prevê a disponibilização de um prédio destinado à Escola de Qualificação Profissional, que realiza cursos nas áreas de: Gastronomia, Beleza e Bem-Estar; Moda e Arte; Informática; Construção Civil e Sustentabilidade; e Administração e Empreendedorismo. O espaço também pode contar com salas multiuso, administração, copa, lavanderia, depósito, almoxarifado, sanitários, área técnica, horta comunitária e canteiro da escola de construção civil.

Além destes espaços, a Praça da Cidadania também conta, a depender de cada projeto, com a construção de áreas livres com academia ao ar livre, pista de caminhada, quadra poliesportiva, quadra de futebol Society, quadra de basquete de rua (3×3), pista de skate, área de jogos, parquinho infantil, arena ao ar livre, pergolado, jardim de chuva (voltados a retenção e infiltração das águas pluviais) e horta comunitária.


alesp