Ato solene homenageia os 73 anos de independência do Estado de Israel

Brasil é sede da primeira Sinagoga das américas construída por judeus
16/04/2021 11:18 | Ato Solene | Beatriz Ferreira - Foto: Reprodução Rede Alesp

Compartilhar:

Ato Solene em Comemoração ao Dia da Independência de Israel em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264919.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frederico d'Avila<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264920.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Sardilli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264921.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alon Lavi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264922.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sérgio Napchan<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264923.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Moisés Nigri<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264927.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Samy Pinto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264930.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene em Comemoração ao Dia da Independência de Israel em ambiente virtual	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264928.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene em Comemoração ao Dia da Independência de Israel em ambiente virtual	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264929.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ato solene realizado na noite desta quinta-feira (15/4) prestou homenagem aos 73 anos de independência do Estado de Israel. O evento foi promovido pelo deputado Frederico d'Avila (PSL) em ambiente virtual.

A solenidade contou com a presença de Sérgio Napchan, diretor-geral da Confederação Israelita do Brasil (Conib), que fez uma reflexão sobre a história do povo judeu. "Por muitos anos, o povo judeu perambulou de um destino para outro, devido a circunstâncias do destino, do fluxo das civilizações e resultado da intolerância de alguns povos. Ao longo de 2 mil anos, o povo judeu nunca se esqueceu dos tempos em que viveu na Terra Santa, foi naquela região que vários capítulos de nossa trajetória como civilização foram escritos", disse.

Para ele, estabelecer a paz entre Israel e os países vizinhos ainda é um desafio. "Existe paz com alguns, mas não são todos", afirmou. Ele disse que a Conib continuará incentivando uma boa relação entre Brasil e Israel, e quando necessário, atuará na defesa do bom entendimento entre os governos.

Moisés Nigri, presidente do Ten Yad, instituição israelita dedicada ao combate à fome no Brasil, prestou agradecimento ao povo brasileiro pela hospitalidade com a comunidade israelense, e falou sobre iniciativas na área da saúde, educação e social filiadas à Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp).

"Nós, a comunidade judaica, desde que chegamos aqui há mais de 100 anos, não temos outra coisa a fazer, senão agradecer com atitudes e ações, ações beneficentes, em respeito e gratidão aos brasileiros, disse.

Ao final do evento, o deputado Frederico d'Avila parabenizou a comunidade judaica pela conquista da independência do país. "Israel, apesar de ser um país novo, jovem, de apenas 73 anos, é um exemplo de modernidade, convivência na pluralidade, por mais diversa que seja, sempre dentro de um bom tom", disse.



alesp