Confira o bate-papo com o deputado Adalberto Freitas





Nestes próximos dias, vamos conhecer um pouco mais sobre as expectativas dos principais personagens do legislativo estadual paulista para os próximos quatro anos: os deputados.
Depois de quatro meses de mandato, o que será que eles esperam? Em quem eles se inspiram? Quais as prioridades de cada gabinete?
A entrevista desta edição é com o deputado Adalberto Freitas.
Os últimos quatro meses
Eu já tinha experiência na gestão política, já que fui assessor parlamentar de um deputado federal - Arnaldo Faria de Sá - por 15 anos. Ele não ganhou a eleição e eu acabei entrando como deputado. Quando cheguei na Assembleia já conhecia vários deputados, porque eu fazia a ligação dos federais aos estaduais, então já existia o vínculo. Mas, de todo modo, fui muito bem recebido. O que me surpreendeu foi a intensidade dos debates. Foram pouco mais de 100 dias de mandato, mas parece que estamos trabalhando há mais de um ano de tão forte que tem sido. A nossa equipe comentou essa semana assustada: "Nossa, mas apenas 100 dias?" (risos). Mas é isso, estamos trabalhando sem parar.
Projetos, legado e futuro
Eu não consigo entender um parlamentar que tenha somente um foco porque, na realidade, a sociedade não tem um problema único. Quero trabalhar com a minha equipe defendendo quem mais precisa em todas as áreas essenciais: segurança pública, educação, meio ambiente, saúde pública, proteção e defesa animal, aposentadoria, pensão, etc. Um dos eventos realizados na Casa foi sobre inclusão social e acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida que teve a presença da secretária Nacional da Pessoa com Deficiência, Priscilla Gaspar, que trabalhou na equipe da primeira dama Michelle Bolsonaro. O meu chefe de gabinete, José Francisco Vidotto, é cadeirante; o primeiro chefe de gabinete cadeirante da Assembleia Legislativa de São Paulo e talvez do Brasil. Estamos focando muito nesta questão e já apresentei um projeto de lei para que todos os locais públicos contem com tradutores de libras. Esta é uma das bandeiras do nosso mandato. Uma outra área bastante importante é a segurança pública e tenho no meu gabinete um delegado de polícia aposentado e que trabalhou 35 anos na polícia e também um sargento da Polícia Militar também aposentado. Eles vão me ajudar nesse trabalho. Na Educação, contratei duas professoras, uma da rede estadual e uma da rede municipal, as duas do fundão da zona sul, de onde eu sou. Na Saúde, fiz o mesmo e tenho pessoas que nos ajudam nas questões relacionadas à falta de atendimento nos hospitais. Recentemente, uma das pessoas que trabalha comigo levou uma criança de cinco meses ao Hospital de São José dos Campos e lá disseram que se ela não fosse transferida para o Dante Pazzanese iria morrer. E nós interferimos e conseguimos a transferência. Nos emocionamos muito com esse trabalho.
Inspiração e referências
Na política, eu admiro muito o nosso presidente, Jair Messias Bolsonaro, por toda a trajetória dele. Durante a vida inteira enfrentou os piores inimigos da nação, e conseguiu chegar onde chegou somente por mérito. O presidente fez oposição à esquerda brasileira sozinho, então eu o admiro muito. Também vou citar uma pessoa com quem estive nos últimos dias em um evento no Palácio do Governo e que recebeu uma honraria concedida a pessoas importantes e que fizeram diferença na sociedade, o ministro Sérgio Moro. Ele teve a coragem de enfrentar os piores bandidos da nação, participou da prisão de altos figurões da política. O presidente e o ministro são dois homens que, em momentos especiais quando o país mais precisava, se dedicaram a tentar mudar o Brasil, são heróis para mim. Fora da política, a pessoa que eu mais admiro é minha mãe, nascida em casa evangélica, que hoje tem 88 anos, foi a primeira pessoa a quem falei que seria político. Falei para ela "vou entrar lá dentro do sistema, e vou ser um a menos para roubar e fazer coisa errada". Ela me disse: "Filho, vou pedir para Deus e se Ele achar que você merece, você vai ter".
Notícias relacionadas
- Confira o bate-papo com o deputado Alex de Madureira
- Confira o bate-papo com o deputado Carlão Pignatari
- Confira o bate-papo com o deputado Rafa Zimbaldi
- Confira o bate-papo com o deputado Agente Federal Danilo Balas
- Confira o bate-papo com o deputado Paulo Fiorilo
- Confira o bate-papo com o deputado Delegado Olim
- Confira o bate-papo com o deputado Vinícius Camarinha
- Confira o bate-papo com o deputado Douglas Garcia
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações