Confira o bate-papo com o deputado Fernando Cury


09/09/2019 16:00 | Diga Deputado | Manuela Sá - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Fernando Cury<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg236950.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Cury<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg236857.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Cury<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg236858.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Cury<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg236859.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Cury<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg236856.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nestas próximas semanas, vamos conhecer um pouco mais sobre as expectativas dos principais personagens do legislativo estadual paulista para os próximos quatro anos: os deputados.

Depois de quatro meses de mandato, o que será que eles esperam? Em quem eles se inspiram? Quais as prioridades de cada gabinete?

A entrevista desta edição é com o deputado Fernando Cury.

Os últimos meses

Este é o meu segundo mandato e ele começou diferente, animado. Novamente eu tive a oportunidade de ser líder do meu partido na Assembleia Legislativa e ser líder é sempre uma tarefa importante. Hoje eu me sinto mais experiente para lidar com as questões da Casa e principalmente na interlocução com o governo do Estado. As coisas estão acontecendo e fluindo com mais facilidade. Sou também presidente estadual do Condeca, o Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, um motivo de muita alegria, já que é uma oportunidade para discutir o financiamento de políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes de todo o Estado através das prefeituras e entidades sociais do terceiro setor. É uma tarefa muito gratificante. No primeiro mandato eu tinha apenas uma Frente que era a Frente Parlamentar de Combate ao Diabetes, e agora eu tive a oportunidade de reeditar essa Frente e de lançar duas novas: uma em Defesa da Unesp, a Universidade Paulista, um patrimônio para todos nós e também a Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Regional, de quatro importantes regiões do Estado: Médio Tietê, Centro Oeste, Sudoeste e a região Central do Estado, que, de certa forma, é onde nós temos nossa maior atuação política e administrativa. Há muitos obstáculos a serem vencidos para que a gente possa desenvolver essas regiões. Sou, ainda, vice-presidente da SPAgro, que é a Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista, um setor forte, firme e pujante da economia paulista, mas também de todo o Brasil, e que considero a salvação da nossa lavoura no que diz respeito à balança comercial. Esse é um pouco do nosso trabalho, cada vez mais forte e intenso, e eu tenho certeza que daqui para frente, após esses primeiros seis meses, os trabalhos se intensificarão ainda mais por conta do entrosamento e interação entre todos os deputados para que a gente possa ir sempre aperfeiçoando o nosso mandato. As perspectivas e as expectativas futuras para os próximos meses são sempre muito animadoras e positivas.

Projetos, legado e futuro

Eu sou um parlamentar regional e procuro dar atenção às demandas de Botucatu e entorno. Tento ser o mais completo possível no mandato, mas os principais pilares do meu trabalho são a saúde, o desenvolvimento social e o agronegócio. Na área da saúde destaco um projeto meu, que foi aprovado na Casa há um mês e já sancionado pelo governador, que assegura o cardápio especial aos alunos diabéticos da rede estadual. Lembro que o diabetes é uma das maiores causas de mortalidade no Brasil e também aqui em São Paulo. Na linha do desenvolvimento social procuramos fortalecer as entidades assistenciais do terceiro setor. Sou presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente que gere um fundo de R$ 70 milhões e financia projetos e políticas públicas no Estado. Na área de agricultura e pecuária são diversas ações, inclusive lutando para o fortalecimento do orçamento do Estado, principalmente valorizando o pequeno e médio produtor e a agricultura familiar. Estou lançando a Frente Parlamentar em Defesa da Unesp e na sequência a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento das regiões do Médio Tietê e as regiões Centro-Oeste, Central e Sudoeste do Estado.

Inspiração e referências

Eu tenho o ex-governador Mário Covas como referência. E não podia deixar de mencionar o meu pai, prefeito de Botucatu duas vezes, ex-presidente da Dersa e um dos fundadores do PSDB. Foi um político muito influente na região e sempre me inspirou política, pessoalmente e na questão de caráter. Desde cedo eu convivi muito de perto com grandes nomes da política estadual e nacional como o Fernando Henrique Cardoso, o André Franco Montoro e outros. Ainda adolescente fui do clube dos tucaninhos e atuei na juventude do PSDB.

alesp