Confira o bate-papo com o deputado Daniel José





Nestas próximas semanas, vamos conhecer um pouco mais sobre as expectativas dos principais personagens do legislativo estadual paulista para os próximos quatro anos: os deputados.
Depois de seis meses de mandato, o que será que eles esperam? Em quem eles se inspiram? Quais as prioridades de cada gabinete?
A entrevista desta edição é com o deputado Daniel José.
Os últimos meses
A Alesp tem um ritmo muito burocrático e o início foi difícil, isso eu falo abertamente. Alguns exemplos: para um funcionário marcar presença ele tem que fazer uma tabelinha com uma régua e uma caneta e para cada pedido são necessárias três vias de autorização. É uma lógica completamente diferente do setor privado em que a gente cria um ambiente que seja produtivo. Ao mesmo tempo, houve uma descoberta muito positiva e eu entendi que quando você tem motivação, se esforça, trabalha bastante e corre atrás, você consegue fazer as coisas, abre espaço, lidera debates e consegue implementar bons projetos. Eu estou bem otimista, porque apesar de ser um ambiente lento, eu entendo que se você trabalhar bastante e entender com profundidade alguns temas que você quer focar, você consegue entregar resultado. Penso muito em quais serão as minhas principais entregas nos próximos três anos e meio para fazer valer os votos que eu recebi, é uma grande responsabilidade.
Projetos, legado e futuro
O primeiro projeto de lei que eu estou discutindo e que tem chances de ser aprovado é o ICMS educacional, que é colocar como critério de repasse de ICMS dos municípios, o desempenho dele em educação. Possivelmente, também com taxa de cobertura de creches. Então, quanto mais os prefeitos evoluírem nesses aspectos mais eles vão receber recursos de ICMS, que para eles são recursos valiosos. É uma verba já repassada hoje, mas com critérios que não incentivam o prefeito a melhorar em nada. Nisso eu tenho trabalhado com a equipe técnica da Secretaria de Educação, com o pessoal do Banco Mundial, com a Secretaria de Desenvolvimento Regional e com o pessoal da USP. Deu para colocar todo mundo na mesma mesa para discutir e por isso eu imagino que ele vai ficar muito bem respaldado. Aqui na Assembleia tem uma regra meio implícita que é a dos deputados aprovarem um projeto e sua autoria por ano. É como a coisa funciona, então você tem que escolher uma "bala de prata". Mas o meu trabalho será muito focado em entregar resultado concreto na educação básica, algo que realmente impacte os indicadores e que faça com que a Educação realmente melhore. Também quero avançar nos debates com as universidades, sinto que são poucas as vozes que estão falando coisas coerentes. Como eu sou conselheiro da USP, estou sempre tentando propor ideias. Como exemplo, eu falo muito de cobrança das mensalidades das universidades para quem pode pagar. Isso eu sei que não vai ser implementado nem amanhã e nem depois, mas até ontem a maior parte da população era contra e hoje já virou. Quem pode pagar tem que pagar a mensalidade, isso ao longo do tempo a gente vai plantando até chegar uma hora em que vai ficar óbvio e quando fica óbvio, acaba sendo implementado.
Inspiração e referências
Na política a minha maior inspiração é o ex-presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln, um baita líder. Ele pegou um pepino gigante que era um país dividido em plena guerra civil e conseguiu reuni-lo com um discurso de liberdade e de valores que viraram pedras angulares da sociedade americana.
Notícias relacionadas
- Confira o bate-papo com o deputado Alex de Madureira
- Confira o bate-papo com o deputado Carlão Pignatari
- Confira o bate-papo com o deputado Rafa Zimbaldi
- Confira o bate-papo com o deputado Agente Federal Danilo Balas
- Confira o bate-papo com o deputado Paulo Fiorilo
- Confira o bate-papo com o deputado Delegado Olim
- Confira o bate-papo com o deputado Vinícius Camarinha
- Confira o bate-papo com o deputado Douglas Garcia
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações