Transporte público na região do ABC é pauta de comissão
21/08/2019 17:27 | Assuntos Metropolitanos e Municipais | Eduardo Pituaki - Fotos: Marco Antonio Cardelino
Na manhã desta quarta-feira (21/8), deputados da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais se reuniram para debater o transporte metropolitano na região do ABC.
O deputado Luiz Fernando (PT) criticou o governo do PSDB, que segundo ele, quer colocar na região linhas BRT (Transporte Rápido por Ônibus), em vez de investir em VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). "O governo Doria resolveu que a região do ABC não teria Metrô. Eles prometeram fazer outro corredor que transporta uma capacidade menor de passageiros e não soluciona os problemas da região. Nós vamos lutar contra essa lógica tucana, do Orlando Morando, dos prefeitos do ABC, que tiraram algo que já era do ABC para nos presentear com um presente de grego, que é essa linha de ônibus. O ABC não precisa de mais ônibus", declarou.
A reunião foi conduzida pelo deputado Rafa Zimbaldi (PSB). Para ele, as duas modalidades de transporte são fundamentais: "O ABC é uma região importante e que precisa de um modal, seja BRT ou VLT. O importante é oferecer transporte de qualidade para a população. O Metrô é uma modalidade melhor, mas infelizmente muito cara. O quilometro do Metrô custa cerca de 150 milhões de dólares, um investimento muito alto para qualquer empresa".
O deputado Coronel Nishikawa (PSL) também se pronunciou a respeito da implantação de BRT na região: "No ABC existem enchentes e principalmente cruzamentos. Eu queria saber como vão resolver esse problema. Vão construir do piscinão de Jabuticabal e pode ser que resolva, entretanto o BRT vai pelo chão e o VLT vai pelo chão. Então existe uma diferença muito grande na velocidade", diz.
Outro ponto de destaque na pauta foi um convite ao Secretário de Desenvolvimento Urbano, Fernando Chucre, para dar explicações sobre o fechamento do Minhocão. "Houve estudos sobre a interdição e até fechamento do Minhocão. Não há alternativas viáveis para escoar o trânsito que passa pelo elevado. Quando desativado, vai causar impacto para o trânsito até a região do ABC", explica o autor do requerimento, deputado Coronel Nishikawa.
Também estiveram presentes na comissão os deputados Douglas Garcia, Jorge do Carmo, Cezar e Ricardo Mellão.
Notícias relacionadas
- Comissão dá aval a criação de conselho de desenvolvimento para Região Metropolitana de Piracicaba
- Projeto que proíbe publicidade de bebidas alcoólicas no Metrô e na CPTM recebe aval de Comissão
- Comissão da Alesp aprova calendário de audiências públicas em regiões metropolitanas
- Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais dá aval a projeto que intitula São José dos Campos como ''Capital do Avião''
- Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo faz homenagem ao prefeito Bruno Covas
- Secretário debate planejamento e obras do metrô em comissão
- Votação de convite a presidente do Metrô é adiada
Notícias mais lidas
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2027 e reajuste do mínimo paulista
- Quadro de Apoio Escolar pede aprovação de piso nacional no Senado
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Servidores de Louveira em greve denunciam terceirização e confisco de aposentadoria
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- Impactos da extinção de cargos públicos estaduais são debatidos na Alesp