Comissão da Alesp aprova calendário de audiências públicas em regiões metropolitanas

Colegiado também autorizou diligência em Hortolândia para apurar atuação da Sabesp
27/08/2025 15:05 | Assuntos Metropolitanos e Municipais | Tom Oliveira - Fotos: Marianna Bonaccini

Compartilhar:

CAMM aprova calendário de audiências públicas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351563.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Foco é ouvir desafios das regiões metropolitanas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351564.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ana Perugini (PT): se aproximar dos debates <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351566.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ana Carolina Serra (Cidadania), presidente da CAMM<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351568.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, nesta quarta-feira (27), o calendário de audiências públicas a serem realizadas nas diferentes regiões metropolitanas do Estado. O objetivo é ouvir diretamente a população sobre os principais desafios enfrentados nos municípios, especialmente em temas como gestão compartilhada de serviços públicos essenciais, infraestrutura urbana, mobilidade regional, vagas no Sistema Único de Saúde e destinação de recursos estaduais e federais.

A proposta, apresentada pela deputada Ana Perugini (PT), busca fortalecer o diálogo institucional e ampliar a transparência das ações da Alesp. Segundo a parlamentar, a intenção é aproximar os trabalhos da comissão dos debates já promovidos pelos conselhos metropolitanos.

Outras deliberações

Durante a reunião, o colegiado aprovou também um requerimento para a realização de diligência presencial em Hortolândia. A visita tem como finalidade verificar denúncias relacionadas ao abastecimento de água e ao tratamento de esgoto no município, diante de queixas da população sobre demora da Sabesp na resolução de problemas, como o mau cheiro e turbidez da água.

Outro item aprovado foi o Projeto de Lei 1527/2023, que confere ao município de Peruíbe o título de Capital Estadual da Ufologia. A cidade do litoral sul paulista é reconhecida por atrair visitantes e pesquisadores interessados em relatos e investigações sobre objetos voadores não identificados.

Assista à reunião, na íntegra, na transmissão realizada pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens da reunião

alesp