Confira o bate-papo com o deputado Caio França





Nestas próximas semanas, vamos conhecer um pouco mais sobre as expectativas dos principais personagens do legislativo estadual paulista para os próximos quatro anos: os deputados.
Depois de sete meses de mandato, o que será que eles esperam? Em quem eles se inspiram? Quais as prioridades de cada gabinete?
A entrevista desta edição é com o deputado Caio França.
Os últimos meses
Primeiro eu destaco a renovação bastante significativa na Assembleia, com ampla maioria de deputados que ainda não tinha exercido mandato. A maioria deles, inclusive, nem na vereança. Com a renovação veio uma maior polarização, bastante semelhante a que temos visto no Brasil. Hoje nós vemos bancadas mais à direita, extrema direita, esquerda e extrema esquerda, e o tempo inteiro elas estão se digladiando, muitas vezes, sobre temas que nem competem à Assembleia. Mas eu convivo muito bem com os dois campos, só me preocupo porque, obviamente, percebo que essas discussões muitas vezes são intermináveis e acabam deixando de lado os temas que são competência da Casa. É, claro o Parlamento também é feito para argumentar e falar sobre temas nacionais, porém quando estamos debatendo projetos relevantes para o povo de São Paulo, acaba-se chegando no PT ou em Bolsonaro e aí deixamos de apresentar resultados e soluções para melhorar a vida das pessoas.
Projetos, legado e futuro
Meu trabalho é bastante regional e acabo priorizando as questões da Baixada Santista, do Vale do Ribeira e do Litoral Norte. Eu acho que temos que ajudar a solucionar problemas graves, como o desemprego, que atinge todos os municípios, dos menores aos maiores. Tenho um trabalho muito sério em relação à saúde, o tema que mais me preocupa. Além de membro efetivo da Comissão de Saúde, tenho me dedicado nos últimos meses ao sistema de regulação de vagas que é pouco transparente, o CROSS, que acaba privilegiando algumas regiões por condições de leitos e acaba deixando as cidades mais afastadas com menos condições. Tenho estudado o tema e apresentado sugestões de mudanças para que todos recursos de hospitais filantrópicos municipais fiquem à disposição das DRSs (Diretorias Regionais de Saúde) e não somente dos municípios. Também tenho me dedicado muito à questão da mobilidade urbana. Por ser presidente da Comissão de Meio Ambiente da Casa, tenho recebido diversos relatos de experiências de outros países que conseguiram aprimorar os modais e utilizar mais linhas de Metrô.
Outro trabalho importante que tenho feito diz respeito à Baixada Santista, que é a continuação do do VLT, um projeto exitoso do governo do Estado, mas que precisa ser prolongado.
Há, ainda, projetos específicos que eu já apresentei na Casa e que tenho trabalhado para as suas aprovações. Vou citar alguns exemplos: parcelamento em mais vezes do IPVA; uma proposta que restringe a nomeação de cargos comissionados a pessoas que foram condenadas pela Lei Maria da Penha. E um outro projeto para que todos os torneios e campeonatos custeados pelo governo do Estado, no que diz respeito ao esporte, tenham que dar a mesma premiação para homens e mulheres, seja lá para qual modalidade for. E há alguns vetos que eu pretendo derrubar, um deles ligado à uma competição entre os municípios de práticas sustentáveis (nele eu incluí a questão da proteção animal como um dos requisitos importantes a ser pontuado).
Vou citar, ainda, a Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, relacionada às pautas regionais, como regulamentação fundiária, desenvolvimento regional e turismo, além da Frente Parlamentar em Defesa da Adoção, que trabalha em conjunto com grupos que defendem a adoção no Estado.
Inspiração e referências
Uma referência geral é o Nelson Mandela, pela questão do perdão, por tudo que ele passou e como conseguiu voltar.
Na política, vou citar alguém com quem tive bastante contato, o ex-governador de Pernambuco e presidente nacional do nosso partido, Eduardo Campos. Eu penso que ele conseguiu traduzir na prática aquilo que nós pensamos. Pernambuco é o hoje o Estado com mais crianças matriculadas no período integral e com os melhores índices de tratamento de algumas doenças. Estamos falando de regiões pobres do Nordeste, que enfrentam problemas graves e têm pouco desenvolvimento regional.
Fora da política eu gosto muito do Papa Francisco. Eu acho que ele conseguiu trazer para a Igreja Católica uma visão mais humana das decisões, que antigamente eram muito distantes da realidade da comunidade católica. Acho o Papa uma figura muito querida. Ele é bastante progressista e me inspira também na vida.
E o meu pai (o ex-goverador) Márcio França. Mas é pai, né? Uma questão muito pessoal.
Notícias relacionadas
- Confira o bate-papo com o deputado Alex de Madureira
- Confira o bate-papo com o deputado Carlão Pignatari
- Confira o bate-papo com o deputado Rafa Zimbaldi
- Confira o bate-papo com o deputado Agente Federal Danilo Balas
- Confira o bate-papo com o deputado Paulo Fiorilo
- Confira o bate-papo com o deputado Delegado Olim
- Confira o bate-papo com o deputado Vinícius Camarinha
- Confira o bate-papo com o deputado Douglas Garcia
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações