Confira o bate-papo com o deputado Estevam Galvão





Nestas próximas semanas, vamos conhecer um pouco mais sobre as expectativas dos principais personagens do legislativo estadual paulista para os próximos quatro anos: os deputados.
Depois de seis meses de mandato, o que será que eles esperam? Em quem eles se inspiram? Quais as prioridades de cada gabinete?
A entrevista desta edição é com o deputado Estevam Galvão.
Os últimos meses
A última eleição foi bastante diferente, eu diria até que estranha. A renovação na Casa foi muito grande, coisa de 55%, o que quer dizer que temos 52 deputados novos. Lógico que todos eles chegaram muito entusiasmados e muitas vezes até imaginando poder mais do que realmente podem. Mas o deputado não tem autonomia para qualquer tipo de projeto, a sua atuação é bastante limitada. O deputado acaba trabalhando nas suas atribuições de assessorar o governo, de fiscalizá-lo e até de denunciá-lo quando for o caso. Mas o relacionamento com os deputados é bom, não há nenhuma dificuldade, e o parlamento é o local onde nós exercitamos a democracia. Existem as divergências, existem os contraditórios, mas todos nós somos amigos. A divergência não passa da porta do plenário. Está tudo indo muito bem e nós temos aprovado os projetos enviados pelo governo, além de várias propostas de autoria dos deputados. Então, a Casa está produzindo.
Projetos, legado e futuro
Eu priorizo a minha região, que é o Alto Tietê, e a minha cidade, que é Suzano, mas eu trabalho por todo o Estado. Tanto é verdade que eu já recebi a homenagem da Santa Casa de São Paulo, onde sou conselheiro vitalício. Eu recebi uma homenagem pelo trabalho que eu faço ligado à saúde. Também tenho muito carinho pela área da Educação. O programa Visão do Futuro, fruto de lei de minha autoria, é muito bom e ligado ao primeiro teste de acuidade e a doação de óculos para todas as crianças do Ensino Fundamental. A ideia é que também seja estendido à terceira idade. Outro projeto, que está tramitando ainda, é sobre direito internacional comparado. Este projeto contribui muito com o trabalho de advogados, estudantes de direito, empresários e todos aqueles que procuram soluções para problemas comuns entre países, auxiliando ainda nas ações de importação e exportação.
Um legado recente foi a aprovação, no final do ano passado, de um de meus principais projetos, já sancionado pelo governador Doria, sobre a questão da isenção do ICMS nos hortifrutis minimamente processados, uma das grandes ações de incentivo ao agronegócio. Quando o consumidor final ia comprar o produto no mercado, se comprasse um quilo de cenoura que estava ali avulsa, ele pagaria muito mais barato do que comprar na bandejinha embalado. Isso porque incidia imposto, 18% de ICMS, sobre esses produtos picados, lavados, triturados, ou seja, minimamente processados, que não têm nenhum aditivo, mas que estavam higienizados. E, a pedido dos próprios produtores rurais - o Alto Tietê é um cinturão verde inclusive -, fiz esse projeto de lei. O governador entendeu que era uma das principais ações de incentivo ao agronegócio, porque tira a tributação do produtor e também mexe beneficiando o bolso do consumidor final que paga um preço justo pelo produto higienizado.
Em relação ao futuro, tenho conversado muito com a Secretaria de Segurança Pública do Estado para elaborar um projeto de lei de combate ao roubo e furto de veículos no Estado. É um projeto bastante complexo, mas importante. E essa tem sido a minha contribuição na área de segurança, área que o governador tem levado com muita força e seriedade no Estado de São Paulo, uma das principais demandas.
Inspiração e referências
Eu sempre tive um respeito muito grande pelo Mário Covas e pelo Ulysses Guimarães. Eu fui deputado federal e o Ulysses era presidente da Câmara dos Deputados, um homem muito sábio, competente, honesto. Tanto que quem conduziu a Constituição de 1988 foi o Ulysses Guimarães. Ele, como presidente da Casa, não era presidente do partido dele, o MDB. Era um presidente de todos os partidos e exercia perfeitamente a democracia. O José Serra também é uma pessoa especial, ele foi um prefeito muito bem avaliado, um governador muito bem avaliado e já foi ministro e senador duas vezes. Dizem que ele é uma pessoa muito antipática e mal-humorada, no entanto, ele foi eleito pelo voto popular, e é competente, alguém que merece todo o nosso respeito.
E o governador João Doria, que eu respeito muito. Ele está modernizando muito a administração pública. Você percebe que daqui a pouco não vai ter mais papel em São Paulo, vai ser tudo digitalizado. Todas as regiões administrativas estão sendo contempladas e bem olhadas pelo Governo do Estado de São Paulo. Eu sinto que ele é um homem de palavra. Ele veio para o governo do Estado com o desejo de fazer muito mais por São Paulo e está fazendo. Já avançamos na segurança, na geração de emprego e renda, saúde, social e muito mais.
Notícias relacionadas
- Confira o bate-papo com o deputado Alex de Madureira
- Confira o bate-papo com o deputado Carlão Pignatari
- Confira o bate-papo com o deputado Rafa Zimbaldi
- Confira o bate-papo com o deputado Agente Federal Danilo Balas
- Confira o bate-papo com o deputado Paulo Fiorilo
- Confira o bate-papo com o deputado Delegado Olim
- Confira o bate-papo com o deputado Vinícius Camarinha
- Confira o bate-papo com o deputado Douglas Garcia
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações