Conscientização sobre o câncer de mama ganha reforço durante o Outubro Rosa

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que em 2019 existam aproximadamente 60 mil novos casos de câncer de mama no país. Trata-se do câncer que mais mata mulheres, mas apesar disso, se diagnosticado no início, tem altas chances de cura. A campanha Outubro Rosa surge com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce por meio da mamografia e inclusive por meio do autoexame.
O autoexame de mama é realizado pela própria mulher e pode identificar o câncer ainda em seu estágio inicial. Para esta avaliação, é importante que as mulheres conheçam seu corpo a ponto de poder identificar qualquer alteração nas mamas, como secreções, tamanhos diferentes entre os seios, coloração alterada ou caroços no tecido mamário.
Segundo a cartilha do Inca sobre o câncer de mama, mulheres de 50 a 69 anos devem realizar a mamografia a cada dois anos. Nos casos em que existam suspeitas ou diagnóstico de câncer, é necessária a realização de exames especializados, para que assim, imediatamente, seja iniciado o tratamento adequado.
A servidora pública Marta Rangel, 63 anos, realiza dois exames complementares a cada seis meses: a mamografia digital e a ultrassonografia, por possuir um histórico familiar importante para a incidência. "Minha irmã teve o primeiro câncer aos 46 anos. Segundo os médicos que a acompanharam, era um câncer altamente influenciado por hormônios e neste caso, isso pode ser um fator de risco para as mulheres da família, portanto todas elas devem realizar exames periódicos, de acordo com sua faixa etária", contou.
"É muito importante realizar os exames para identificar possíveis problemas logo no início. Seguir a recomendação é necessário, ainda mais quando um fator genético pode ser determinante", concluiu Marta.
Todas as avaliações clínicas, diagnóstico e atendimento médico para a cura são oferecidos pela rede pública de saúde. É também importante destacar é que, embora as mulheres sejam as mais atingidas, homens também podem desenvolver o câncer de mama.
Em tramitação
Em tramitação na Alesp existem projetos que atendem a demandas de mulheres que passam pelo tratamento do câncer de mama. Um deles é o PL 912/2019, que determina que as pacientes submetidas à mastectomia (remoção da mama) tenham direito a acompanhante no pós-operatório. A proposta é conjunta das deputadas Janaina Paschoal, Leticia Aguiar e Valeria Bolsonaro (as três do PSL). De acordo com o texto, o objetivo é dar a possibilidade da companhia de alguém que possa auxiliar a paciente tanto emocionalmente como fisicamente.
A proposta destaca, em sua justificativa, as dificuldades que os pacientes passam no pós-operatório, como se alimentar, trocar de roupa e se locomover. "Embora se reconheça a dedicação no trabalho desempenhado pelas equipes de enfermagem nos hospitais, é sabido que, na maior parte das vezes, o número de enfermeiros é insuficiente para atender às necessidades de todos os pacientes internados. Por conseguinte, se permitida a presença de um acompanhante nos casos de pacientes submetidos a mastectomia ou a procedimentos que acarretem restrições equivalentes, certamente os sofrimentos causados pelos efeitos colaterais do procedimento cirúrgico seriam minimizados", justificam as autoras. A proposta está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, e após aprovada seguirá para a avaliação da Comissão de Saúde.
Outro texto, o Projeto de Lei 165/2017, do ex-deputado Gil Lancaster, define que todos os hospitais e clínicas devam informar aos pacientes que a mamoplastia (cirurgia de reconstrução das mamas) é feita de forma gratuita nos hospitais públicos do Estado.
"A mama tem uma representação simbólica muito importante para a mulher, que alcança diversos aspectos profundamente enraizados no universo feminino, tais como a feminilidade, maternidade, sexualidade e a autoestima. A cirurgia de reconstrução da mama é uma importante contribuição para a reconstrução da integridade psíquica das pacientes, promovendo segurança, motivação e melhora da autoestima", defende Lancaster. O texto está pronto para ser votado em Plenário.
Notícias relacionadas
- Do câncer de próstata à saúde mental: Novembro Azul joga luz sobre saúde integral masculina
- Confira o guia sobre 'Saúde das pessoas com síndrome de Down', lançado pela Fundação Oswaldo Cruz.
- Dia Nacional do Cerrado busca conscientizar a população sobre conservação ambiental do bioma
- Dia da Amazônia alerta para importância da preservação ambiental e impactos do desmatamento
- Dia de Apoio ao Portador de Esclerose Múltipla é celebrado nesta segunda-feira, 30 de agosto
- Campanha Abril Laranja busca combater maus tratos aos animais
- Segunda semana de abril alerta para diagnóstico e tratamento precoce para a Sepse
- Agosto Laranja conscientiza sobre a esclerose múltipla
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações