Projetos sobre animais exóticos, agentes públicos e poliomielite são aprovados na Alesp
08/09/2020 20:31 | Plenário | Luiz Rheda e Barbara Moreira - Fotos: Sergio Galdino








Durante a sessão extraordinária desta terça-feira (8/9), foram aprovados substitutivos ao Projeto de Lei 558/2018, do deputado Carlão Pignatari (PSDB), que regulamenta o controle populacional de animais exóticos nocivos, e ao Projeto de Lei 799/2019, do deputado Agente Federal Danilo Balas (PSL), que assegura diretos e garantias para agentes públicos que colaborarem com informações sobre práticas irregulares. Os parlamentares também foram favoráveis ao Projeto de Lei 1.186/2019, do deputado Adalberto Freitas (PSL), que cria a Semana de Conscientização da Síndrome Pós-Pólio.
PL 558/2018
O objetivo da propositura de Pignatari é o controle ou manejo da população de animais exóticos invasores ou que possam causar danos aos seres humanos, meio ambiente, agricultura, pecuária e à fauna silvestre nativa do Estado. A relação das espécies inclusas no quadro de nocivas ou invasoras deverá ser atualizada anualmente pelo Executivo.
De acordo com a proposição, que detalha os meios que poderão ser utilizados para o controle, ficam proibidas medidas capazes de prejudicar espécies não listadas, armadilhas que possam matar ou ferir os animais e ações cruéis que incluam atos como envenenamento e mutilação. A utilização de produtos químicos e anestésicos deverá ser autorizada por órgão responsável.
Já ações em propriedades particulares ou unidades de conservação só poderão se efetivar se permitidas pelo proprietário ou gestor da unidade, respectivamente.
O deputado Gilmaci Santos (Republicanos) acredita que a aprovação contemplou a todos. "O substitutivo veio trazer aquela adequação que faltava, tiramos os animais silvestres, que agora ficam fora desse controle, então acho que o projeto aprovado ficou muito bom para os agricultores e também para o pessoal do meio ambiente".
Na avaliação da deputada Professora Bebel (PT), a matéria apresenta relevância na questão ambiental por "assegurar que animais nativos e silvestres não sofram o abate. Por essa razão entendemos que deve haver uma regulamentação", comentou.
PL 799/2019
O segundo item aprovado em Plenário foi o substitutivo ao Projeto de Lei 799/2019, elaborado para impedir que servidores públicos sejam responsabilizados por denunciarem crimes, infrações ou atos de improbidade para autoridades.
No entendimento de Danilo Balas, a proposta ampara agentes não corruptos e pune aqueles que cometem ações irregulares. "Muitas vezes o servidor público, infelizmente, tem maus colegas que partem para a prática de crimes. Pode ser até o seu superior trabalhando de forma irregular, cometendo infrações. O projeto objetiva proteger esse bom servidor".
O deputado Carlos Giannazi (PSOL) avalia que a propositura garante autonomia e independência para os servidores que divergirem da prática de ações contrárias ao interesse público. "Esse é um projeto importante porque protege o servidor que muitas vezes é perseguido quando faz uma denúncia, se coloca contra uma medida ilegal ou não aceita, por exemplo, um suborno", afirmou.
PL 1.186/2019
Com a aprovação do Projeto de Lei 1.186/2019, o Parlamento paulista deu aval para a criação da Semana de Conscientização da Síndrome Pós-Pólio, com reuniões e palestras que, realizadas na semana do dia 24 de outubro, buscarão dar visibilidade à importância da vacina e à gravidade da doença que atinge indivíduos que já foram contaminados pelo vírus da poliomielite, bem como humanizar os atendimentos prestados pelos serviços de saúde.
O deputado Adalberto Freitas acredita que a propositura pode ajudar na construção de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da síndrome. "Nesta semana vamos difundir, divulgar, fazer vários eventos para que a sociedade e a classe médica saibam o que é essa síndrome, uma doença degenerativa que as pessoas não conhecem muito bem", disse o autor.
Para o deputado Vinicius Camarinha (PSB), relator do projeto na reunião das comissões, trata-se de "uma proposição de apoio à saúde pública, porque é uma síndrome que precisa ser cuidada e a Assembleia deu um passo importante nesse sentido".
Os projetos aprovados seguem para análise do governador.
Notícias relacionadas
- Congresso de Comissões da Alesp analisa proposta do Executivo que visa desburocratizar ações na área da educação
- Assembleia Legislativa reconhece calamidade pública nos municípios em razão da pandemia
- Proposta de ajuste fiscal do governo do Estado é aprovada na Assembleia Legislativa
- Parlamentares iniciam votação de projeto com medidas para ajuste fiscal no Estado
- Projeto sobre ajuste fiscal continua em pauta na Assembleia Legislativa
- Legislativo tem mais uma sessão de debates sobre proposta de ajuste fiscal do governo
- Discussão sobre ajuste fiscal no Estado avança em mais uma sessão do Legislativo
- Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2021 avança e deve ser votado na próxima quinta-feira
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações