Portal da transparência e situação da Furp foram destaque nesta sexta-feira na tribuna

Frente Parlamentar pela Celeridade na Adoção de Bebês também foi assunto
11/09/2020 17:47 | Plenário | Maurícia Figueira - Foto: Sergio Galdino

Compartilhar:

Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2020/fg254246.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2020/fg254247.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2020/fg254248.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2020/fg254249.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Gastos com a pandemia e situação de fábrica de remédios gerida pelo Estado foram alguns dos temas da sessão desta sexta-feira (11/9) da Assembleia Legislativa. Valores das despesas governamentais para o combate à Covid-19 são publicados no site https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/transparencia/. Porém, de acordo com o deputado Ricardo Mellão (Novo), "o Governo do Estado de São Paulo está se utilizando da Fundação Instituto Butantan em despesas que não são objeto do estatuto da fundação". Mellão explicou que a fundação tem personalidade jurídica de direito privado, o que "desobriga o governo a publicar os gastos". Para o parlamentar, o fato impede a fiscalização dos gastos do governo pelos deputados e pela população.

A Furp (Fundação para o Remédio Popular), segundo o deputado Major Mecca (PSL), está com a produção parada. "O que esperamos de uma fábrica de remédios durante uma pandemia? Que esteja a pleno funcionamento, produzindo remédios para salvar vidas. Fiz uma visita de fiscalização à Furp esta semana, a fábrica está abandonada", comentou Mecca. Carlos Giannazi (PSOL) concordou com o Major Mecca. "A Furp está sendo desmontada pelo governo Doria para ser vendida. É a velha tática. Doria está destruindo a Furp para depois vendê-la, tanto é que está no Projeto de Lei 529/2020", destacou Giannazi.

Giannazi falou também que o conselho da escola estadual Fidelino de Figueiredo, na capital, decidiu não voltar às aulas e colocou uma faixa informando a decisão à comunidade escolar. "Os professores estão fazendo séria denúncia de que a escola foi obrigada a retirar a faixa por ordem da Secretaria de Educação. Isso é uma afronta", comentou o deputado, que pediu a volta da faixa.

A Frente Parlamentar pela Celeridade na Adoção de Bebês será instalada na próxima segunda-feira, em reunião a ser realizada em ambiente virtual, às 9 horas. O evento será transmitido pela TV Alesp. A coordenadora do grupo de trabalho, deputada Janaina Paschoal (PSL), afirmou que tem recebido diversas mensagens de pessoas preocupadas com a atuação da frente parlamentar. "De maneira nenhuma somos contra a adoção tardia. Somos favoráveis à adoção tardia, toda criança e adolescente tem direito à adoção. A nossa preocupação é com as crianças, é encontrar meios de encurtar esse encontro das crianças e adolescentes com as famílias. Por que tantos anos fazendo buscas de parentes biológicos que na maior parte dos casos não têm interesse em ficar com a criança?", indagou.

Presidiram a sessão a deputada Janaina Paschoal e o deputado Ricardo Mellão.


alesp