Dia do Nordestino e articulações acerca do PL 529/2020 foram tratados na tribuna da Alesp
08/10/2020 19:58 | Plenário | Maurícia Figueira - Foto: Sergio Galdino








O Dia do Nordestino, comemorado nesta quinta-feira (8/10), foi lembrado na tribuna da Alesp. O deputado Dr. Jorge do Carmo (PT), alagoano, relembrou sua vinda ao Sudeste. "Vim para São Paulo em busca de uma vida melhor, a exemplo de milhares de nordestinos. Lembro minha difícil trajetória até chegar a esta tribuna. Foram mais de 30 anos de militância política. Na minha infância, na roça, no interior do interior, onde ainda havia candeeiro, não tinha energia elétrica, asfalto, até o governo do PT".
Altair Moraes (Republicanos) enfatizou que os nordestinos são 13% da população de São Paulo. "São guerreiros que vieram do Nordeste e foram acolhidos por essa cidade de grandes trabalhadores. Sou nordestino, pernambucano, criado com leite de cabra. Temos quase seis milhões de nordestinos em São Paulo, muitos ajudaram a levantar essa cidade, outros viraram empresários, trabalhadores. Os nordestinos vieram e fizeram história. Meu abraço ao povo nordestino".
O assunto recorrente na tribuna da Alesp durante as últimas semanas permaneceu na pauta nesta quinta-feira: o Projeto de Lei 529/2020. O deputado Tenente Coimbra (PSL) considera que a matéria possui pontos positivos e negativos. "Eu me elegi com o objetivo de diminuir a máquina pública. O projeto tem pontos ruins sim, por isso vamos lutar para melhorá-lo". Para Coimbra, a legislação atual sobre cobrança de IPVA para pessoas com deficiência tem falhas que serão corrigidas com o PL 529. "Hoje, se você tiver tendinite, consegue pegar um veículo. Isso virou um grande comércio".
O líder do governo, Carlão Pignatari (PSDB), afirmou que as discussões na Casa levaram ao aprimoramento do projeto. "Vários deputados construíram o roteiro de votação. Nesse roteiro estamos retirando do projeto o Itesp, o Oncocentro, a Furp e o Imesc". Segundo Pignatari, serão retirados do projeto ainda a regulamentação sobre o ITCMD. "Estamos tirando também as universidades e a Fapesp do texto do projeto de lei. Queremos melhorar. Fundos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar foram retirados. Construímos juntos um roteiro de votação para melhorar o projeto", destacou.
Todavia, as medidas não são consideradas suficientes para alguns parlamentares. "É preciso perguntar por que essas quatro instituições e não as outras seis. Por que mantém a extinção do Instituto Florestal, da CDHU ou EMTU?", questionou Paulo Fiorilo (PT). A líder do PSOL, Monica da Bancada Ativista, considera que o voto favorável ao projeto significa "entregar à extinção empresas e autarquias públicas, confisco, aumento de impostos e o acachapamento das pessoas mais pobres do Estado de São Paulo".
Notícias relacionadas
- Congresso de Comissões da Alesp analisa proposta do Executivo que visa desburocratizar ações na área da educação
- Assembleia Legislativa reconhece calamidade pública nos municípios em razão da pandemia
- Proposta de ajuste fiscal do governo do Estado é aprovada na Assembleia Legislativa
- Parlamentares iniciam votação de projeto com medidas para ajuste fiscal no Estado
- Projeto sobre ajuste fiscal continua em pauta na Assembleia Legislativa
- Legislativo tem mais uma sessão de debates sobre proposta de ajuste fiscal do governo
- Discussão sobre ajuste fiscal no Estado avança em mais uma sessão do Legislativo
- Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2021 avança e deve ser votado na próxima quinta-feira
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações