Aprovados projetos relacionados à alimentação escolar e imunidade tributária aos templos religiosos
02/12/2020 20:28 | Plenário | Barbara Moreira e Luiz Rheda - Fotos: Sergio Galdino










Em sessão extraordinária realizada na noite desta quarta-feira (2/12), deputadas e deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovaram oito proposições de autoria parlamentar. Dentre outros temas tratados, as normas abrangem questões tributárias, de alimentação, saúde e moradia.
Com resultado favorável, o Projeto de Lei 38/2020, do deputado Frederico d'Avila (PSL), instituiu a obrigatoriedade do fornecimento de, no mínimo, uma refeição diária com arroz e feijão para alunos da rede estadual de ensino.
Para autor da proposta, além de contribuir para a alimentação dos estudantes, a iniciativa ainda pode acrescentar à formação de crianças e adolescentes. "A intenção é que professores e alunos tenham acesso a mais informações sobre o alimento típico do Brasil, e possam compreender melhor seus benefícios à saúde em todas as fases da vida. Certamente, a partir dessas ações, inúmeras atividades podem ser desenvolvidas em sala", explicou.
Já o Projeto de Lei 1.198/2015, de autoria do deputado Gilmaci Santos (REPUBLICANOS), impede a cobrança do ICMS incidente sobre as operações ou prestações de serviços de água, energia elétrica, telefonia e gás relacionadas com as atividades essenciais para o funcionamento de templos religiosos e instituições de assistência social e de educação.
A lei entra em vigor na data de publicação. Porém, para usufruir desse direito, os estabelecimentos deverão solicitar a imunidade do tributo para as empresas prestadoras dos serviços.
Em forma de substitutivo, foi aprovado o Projeto de Lei 361/2020, dos deputados Caio França (PSB) e Bruno Ganem (PODE), que exige a divulgação, em portal da Secretaria de Estado da Saúde, da lista de pacientes que aguardam o vagas, exames e cirurgias na rede de saúde estadual através da Central de Regulação de Oferta de Serviço de Saúde (Cross). Caio França relembrou que a proposição foi fruto de audiência pública e trará mais transparência às ações da central reguladora.
O Projeto de Lei 323/2019, do deputado Arthur do Val (PATRI), torna obrigatória a contratação de seguro para garantir o cumprimento de obras públicas. De acordo com o texto, a exigência valerá também para todos os contratos firmados pelo Poder Público que envolvam o fornecimento de bens ou serviços. O valor a ser garantido deve ser igual ao custo total do contrato e as prestações do seguro deverão ser pagas pelo contratado pelo Estado.
O autor da iniciativa explicou que a proposta, além de contemplar o princípio da eficiência previsto na Constituição Federal, vai aprimorar o regime de licitação públicas e obras e fornecimentos.
O Projeto de Lei 952/2019, da deputada Erica Malunguinho (PSOL), que cria a Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável para Povos e Comunidades Tradicionais, também foi aprovado na forma de substitutivo. A proposição tem como objetivo promover e valorizar a identidade, às formas de organização, às instituições e o território de grupos sociais.
Para Erica, a iniciativa é importante porque estabelece mecanismos eficazes de participação e monitoramento das políticas públicas para o combate às desigualdades raciais. "Os povos e comunidades tradicionais são vítimas de violações de seus direitos sociais, políticos, econômicos e culturais e a garantia desses direitos não se efetiva sem o reconhecimento de sua contribuição na construção do Brasil", explicou.
De autoria do deputado Dr. Jorge do Carmo (PT), o Projeto de Lei 1.032/2019 estabelece normas para a Regularização Fundiária Urbana (Reurb), bem como para a otimização de procedimentos de alienação de imóveis do Estado. "Muito mais do que uma nova norma, esta servirá de parâmetro para o Poder Público, que tem o dever de fomentar politicas publicas sociais inclusivas, para efetivar esse direito fundamental que tão dignifica a pessoa humana", justifica o parlamentar.
Aprovado com emenda, o Projeto de Lei 581/2016, do deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor (REPUBLICANOS), proíbe a comercialização de produtos que não constem em estoque sem que o consumidor seja informado antes da compra, sob pena responsabilização prevista no Código de Defesa do Consumidor.
Enquanto o Projeto de Lei 413/2019, do deputado Coronel Nishikawa (PSL), autoriza o aproveitamento de policiais militares aposentados ou com mobilidade reduzida em atividades administrativas do órgão, assim como da Secretaria de Segurança Pública.
Notícias relacionadas
- Congresso de Comissões da Alesp analisa proposta do Executivo que visa desburocratizar ações na área da educação
- Assembleia Legislativa reconhece calamidade pública nos municípios em razão da pandemia
- Proposta de ajuste fiscal do governo do Estado é aprovada na Assembleia Legislativa
- Parlamentares iniciam votação de projeto com medidas para ajuste fiscal no Estado
- Projeto sobre ajuste fiscal continua em pauta na Assembleia Legislativa
- Legislativo tem mais uma sessão de debates sobre proposta de ajuste fiscal do governo
- Discussão sobre ajuste fiscal no Estado avança em mais uma sessão do Legislativo
- Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2021 avança e deve ser votado na próxima quinta-feira
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações