Orçamento estadual para o exercício de 2021 é aprovado em Comissão de Finanças

Favorável ao projeto do governo, parecer do relator contemplou quase três mil emendas
11/12/2020 11:50 | Reunião | Barbara Moreira - Foto: Reprodução TV Alesp

Compartilhar:

Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2020/fg259259.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Wellington Moura preside a comissão em ambiente virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2020/fg259260.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Delegado Olim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2020/fg259262.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Fiorilo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2020/fg259263.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ricardo Mellão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2020/fg259264.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tenente Nascimento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2020/fg259265.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adalberto Freitas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2020/fg259266.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dra.Damaris Moura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2020/fg259267.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2020/fg259268.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2020/fg259269.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2020/fg259270.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2020/fg259271.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta sexta-feira (11/12), os parlamentares da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento aprovaram, com oito votos, o parecer do relator, deputado Delegado Olim (PROGRESSISTAS), sobre o Projeto de Lei 627/2020, que orça a receita e fixa a despesa do Estado para o próximo ano. A reunião, em ambiente virtual, foi presidida pelo deputado Wellington Moura (REPUBLICANOS).

Desde que chegou à Alesp, a proposta do governo recebeu 15.161 emendas dos parlamentares, das quais aproximadamente três mil foram acatadas pelo relator. "Acho que nesta Casa nunca aconteceu isso", disse Olim.

O parlamentar detalhou a destinação de recursos para diversas áreas, dentre elas, melhorias da rede escolar e construção de creches; modificações no que se refere ao custeio de atendimentos ambulatoriais e hospitalares; aumento dos subsídios aos produtores rurais e de recursos para ações de incentivo à agricultura familiar em assentamentos e quilombos.

Durante o encontro, os deputados Ricardo Mellão (NOVO) e Paulo Fiorilo (PT) apresentaram pareceres alternativos, que receberam um voto cada.

Para Mellão, o projeto exibe algumas inconsistências, como a redução do orçamento reservado à saúde, segurança e ciência, além do aumento da quantia destinada ao Tribunal de Justiça e aos custos com comunicação institucional.

O parlamentar explicou que o seu voto em separado redistribuía essas verbas para zonas essenciais "priorizando áreas finalísticas que tanto demandam recursos como saúde, educação e segurança, removendo despesas que não são prioritárias para o combate à pandemia e à recuperação econômica do Estado de São Paulo".

Vacinação

Pontos abordados por Mellão foram reiterados por Paulo Fiorilo, como o orçamento destinado à Fapesp e os gastos com publicidade e imunizações. "Em que pese o governador tenha feito discurso falando da importância da vacinação, você não encontra na proposta ações e dotações orçamentárias que em 2021 serão especificamente direcionadas ao combate da pandemia e seus efeitos", ponderou ele. O parlamentar destacou ainda que recursos dirigidos ao Tribunal de Justiça poderiam ir para outras áreas, como a de habitação.

Em resposta, Delegado Olim garantiu que o Estado terá recursos para viabilizar a vacinação. "Tem tanta emenda da saúde que vai ter muito dinheiro para o governo poder remanejar", disse. Já quanto aos gastos com publicidade institucional, o relator explicou que manteve a proposta do Executivo, mas vai se reunir com o governador para questionar a finalidade da aplicação.

Com a aprovação do relatório pela comissão, o projeto está pronto para a Ordem do Dia e deve ser deliberado em Plenário na próxima semana.

Além dos já citados, participaram do encontro a deputada Dra. Damaris Moura e os deputados Adalberto Freitas, Alex de Madureira, Carlão Pignatari, Daniel Soares, Dirceu Dalben, Marcio da Farmácia, Roberto Engler e Tenente Nascimento.


alesp