Aumento das alíquotas de aposentadorias é pauta na tribuna

Projeto de decreto legislativo pode devolver valor cobrado dos aposentados
16/12/2020 19:08 | Plenário | Arthur Souza - Foto: Juliana Leal

Compartilhar:

Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2020/fg259502.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na sessão ordinária desta quarta-feira (16/12), parlamentares da Assembleia Legislativa de São Paulo debateram o PDL 22/2020, do deputado Carlos Giannazi (PSOL). Segundo o texto da proposta, o objetivo é suspender os efeitos de um decreto do governador João Doria que aumenta progressivamente as alíquotas sobre os valores das aposentadorias de servidores públicos.

Na tribuna, no Pequeno Expediente, Giannazi defendeu o projeto de decreto legislativo: "Essa medida é um confisco do alimento, do remédio, da saúde mental e física das pessoas que já se aposentaram e precisam desse valor para sustentar a família. Muitas vezes é um aposentado que é responsável por cuidar de várias pessoas numa casa", comentou. O PDL 22/2020 está tramitando na Alesp em regime de urgência e já está pronto para votação em Plenário.

A deputada Leci Brandão (PCdoB), comentou o projeto de Giannazi. Para ela, é preciso que haja transparência entre as decisões do Legislativo e o povo paulista. "Pessoas estão sendo sacrificadas, porque o governador não está conseguindo pagar todas as aposentadorias. É uma surpresa para mim que essa proposta não tenha sido aprovada até agora", disse a deputada na tribuna.


alesp