Suspensão de funcionamento de escolas estaduais devido à pandemia foi assunto nesta quarta-feira

Deputados também debateram reorganização no atendimento de hospitais estaduais
03/02/2021 19:05 | Plenário | Maurícia Figueira - Foto: Juliana Leal

Compartilhar:

Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg260256.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg260257.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg260258.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg260259.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg260260.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg260261.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Recursos para a saúde, casos de coronavírus nas escolas e mudanças no atendimento de hospitais estaduais foram alguns dos temas debatidos pelos deputados na Assembleia Legislativa na tarde desta quarta-feira (3/2).

Em seu primeiro pronunciamento na tribuna da Alesp, o deputado Murilo Felix (Podemos), que tomou posse em janeiro, falou sobre o enfrentamento da pandemia na cidade de Limeira. "Há necessidade de enviar recursos para o custeio da saúde, para valorizar os profissionais que estão na linha de frente. A prefeitura precisa de apoio nesse sentido. A Santa Casa de Limeira tem um trabalho exemplar".

Reorganização no atendimento hospitalar

Em seguida, a deputada Janaina Paschoal (PSL) comentou a mudança no pronto-atendimento de hospitais estaduais. "As portas não estão fechadas, mas estão dando orientação de que os sintomas que não sejam de média e alta complexidade não serão tratados naqueles hospitais", afirmou. "As pessoas estão sendo encaminhadas para as UPAs, para os postos, para equipamentos com menor complexidade". Para a parlamentar, não é o momento para reorganizar o sistema de saúde. Janaina Paschoal comentou também que a medida está causando lotação nos hospitais municipais, gerando aglomerações.

Regularização fundiária e urbana

O veto ao Projeto de Lei 1.032/2019, sobre regularização fundiária e urbana, foi criticado pelo deputado Dr. Jorge do Carmo (PT). "Não temos legislação que verse sobre a regularização dos loteamentos, das ocupações, inclusive dos empreendimentos da CDHU. Por isso apresentamos o projeto de lei 1.032/2019, aprovado por unanimidade nesta Casa", comentou o deputado.

Aumento de casos nas escolas

O aumento de casos de coronavírus nas escolas estaduais foi o assunto do deputado Carlos Giannazi (PSOL). As aulas na rede estadual começarão no próximo dia 8, mas os professores estão fazendo o planejamento das atividades escolares presencialmente. "Só hoje pela manhã fiz o levantamento de quatro escolas que já suspenderam o planejamento presencial. O planejamento poderia ser feito on-line", afirmou. De acordo com Giannazi, as escolas que suspenderam o planejamento presencial por causa do contágio são as escolas Miguel Munhoz Filho, Plínio Negrão, Samuel Morse e José Castelões.

O deputado Paulo Fiorilo (PT) afirmou estar preocupado com a quantidade disponível de vacinas no país. "A quantidade de vacinas que temos hoje é insuficiente. Temos acompanhado a vinda de insumos, de doses prontas. Percebemos que apesar de ter tido início o plano nacional de vacinação, não temos as doses necessárias. É sempre um risco de o plano ser interrompido", comentou.


alesp