Comissões da Alesp dão aval a projetos de autoria parlamentar; votação acontece nesta quarta, 11
10/08/2021 18:54 | Plenário | Karina Freitas e Leonardo Ferreira - Foto: Carol Jacob






















Após aval de comissões permanentes, deputados e deputadas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo devem aprovar nesta quarta-feira, dia 11 de agosto, em sessão extraordinária realizada em ambiente virtual, dez projetos de lei de autoria parlamentar.
Cinco dos projetos passaram pela reunião conjunta das comissões de Constituição, Justiça e Redação; Finanças, Orçamento e Planejamento; Administração Pública e Relações do Trabalho; Defesa dos Direitos da Pessoa Humana; e de Saúde na tarde desta terça (10/8).
Dentre as propostas, está o Projeto de Lei 36/21, de autoria das deputadas Marina Helou (Rede) e Erica Malunguinho (PSOL), que pretende garantir a prioridade de investigações de crimes dolosos e culposos, que resultem em morte, contra crianças e adolescentes no Estado de São Paulo.
Para Douglas Garcia (PTB), a proposta tem uma boa intenção, mas ele acredita que a prioridade não é justa com a família de outras vítimas. "Eu acho que esse projeto deve ser mais debatido", afirmou o parlamentar, durante a reunião conjunta das comissões.
Já a deputada Professora Bebel (PT) discordou da afirmação do colega e disse que é uma questão de direitos humanos. "Como não se atentar ou como deixar sem nenhum procedimento investigatório uma criança que venha sofrer, morrer?", declarou.
O Projeto de Lei 624/20, do deputado Thiago Auricchio (PL), que reúne cerca de 60 leis estaduais voltadas à proteção e defesa da mulher, a fim de acelerar o processo de localização dessas normas, recebeu voto favorável do relator, deputado Marcos Zerbini (PSBD). No relatório, Zerbini acatou quatro emendas que retiram e acrescentam mais projetos ao documento, além de adequar parte do texto "à melhor técnica legislativa".
A deputada Janaina Paschoal (PSL) disse ser contrária à medida. Segundo ela, essa reunião pode confundir processos burocráticos envolvendo essas leis. "Não é possível pegar todas as leis existentes, uni-las em outro texto e publicá-las como uma lei", afirmou.
Visando garantir maior acessibilidade e oportunidades a pessoas com mais de 60 anos, o Projeto de Lei 1260/19, de iniciativa do deputado Conte Lopes (PP), busca reservar 2% das vagas de estágio de nível superior para estudantes com essa faixa etária. "A proporção de pessoas com mais de 60 anos aumentou consideravelmente em nosso país, de acordo com o IBGE, fazendo com que muitos voltassem a estudar e concluir um novo curso superior já com idade mais avançada", afirma o autor da proposta.
O Projeto de Lei 707/20, de autoria do deputado Major Mecca (PSL), também recebeu o aval das comissões. A medida estabelece a implantação da Dispensa de Recomposição Orgânica (DRO) que permite que integrantes das pastas de Segurança Pública, Assuntos Penitenciários e Saúde do Estado de São Paulo tenham direito a folgas especiais, com o objetivo de preservar a integridade física e mental dos profissionais que ultrapassam o turno regular de serviço ou que, atuando em razão da função em ações emergenciais, essenciais, de suporte ao cidadão ou do serviço público.
A medida prevê a liberação dos funcionários públicos em quatro situações: questões emergenciais, quando se torna inviável a interrupção do serviço, ou excedam o horário regular de atividade; questões planejadas, quando imprescindível a presença do profissional; situações imprevistas, em que o profissional esteja em razão da função, mesmo que em horário de folga; bem como em caso de suporte à atividade essencial ou emergencial, quando necessário empenho do profissional.
O projeto também estabelece que a DRO seja proporcional a um turno de trabalho do funcionário público e que deve complementar o período de folga regulamentar, já prevista na escala de serviço anteriormente.
E, por fim, os integrantes da comissão aprovaram a propositura dos deputados Murilo Félix (Pode) e Patrícia Bezerra (PSDB), que autoriza o Poder Executivo a criar o Programa Saúde Emocional a Vítimas da Covid-19. O Projeto de Lei 176/21 tem como objetivo oferecer apoio psicológico a pacientes com sequelas deixadas pelo coronavírus e a famílias que perderam parentes para a doença, além de dar suporte psicológico a quem sofre com as consequências econômicas geradas pela pandemia.
Notícias relacionadas
- Congresso de Comissões da Alesp analisa proposta do Executivo que visa desburocratizar ações na área da educação
- Assembleia Legislativa reconhece calamidade pública nos municípios em razão da pandemia
- Proposta de ajuste fiscal do governo do Estado é aprovada na Assembleia Legislativa
- Parlamentares iniciam votação de projeto com medidas para ajuste fiscal no Estado
- Projeto sobre ajuste fiscal continua em pauta na Assembleia Legislativa
- Legislativo tem mais uma sessão de debates sobre proposta de ajuste fiscal do governo
- Discussão sobre ajuste fiscal no Estado avança em mais uma sessão do Legislativo
- Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2021 avança e deve ser votado na próxima quinta-feira
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações