Alesp realiza audiência pública para o Orçamento estadual de 2022 nesta sexta (20), em Mococa

É a primeira vez na história que município receberá evento; veja como participar
18/08/2021 18:19 | Audiências Públicas do Orçamento 2022 | Karina Freitas

Compartilhar:

Calendário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272299.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência pública em São José dos Campos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272300.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência pública em Piracicaba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272301.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência pública em Osasco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272302.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realiza nesta sexta-feira, dia 20 de agosto, a partir das 10h, na Câmara de Mococa, audiência pública para o Orçamento estadual de 2022. O evento será presidido pelo vice-presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, deputado Dirceu Dalben (PL).

Este ano, a participação do público acontecerá de forma híbrida -presencial e virtualmente. Para participar, basta comparecer no local ou se inscrever antecipadamente na aba "Audiências Públicas do Orçamento", no site da Alesp (https://www.al.sp.gov.br/). No dia da audiência, o interessado receberá, via e-mail, um link para ingressar na reunião através da plataforma Zoom.

As audiências serão transmitidas pela TV, YouTube e redes sociais da Rede Alesp. Caso não consiga participar, o munícipe, instituição ou autoridade poderá enviar suas sugestões pelo WhatsApp, no número (11) 9 3404 9001, ou através do link presente na página das audiências no site da Assembleia.

"A região de Mococa concentra diversos municípios importantes para o Estado. Por isso, é de fundamental importância ouvir a população local sobre demandas e projetos que podem ser implantados e desenvolvidos na região. Para isso, nós da Alesp estamos oferecendo diversas oportunidades de participação da população. Vamos todos dar nossa contribuição para o Orçamento do ano que vem", disse o deputado Carlão Pignatari, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

O deputado Gilmaci Santos (Republicanos), presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, afirmou que a ida da audiência a Mococa ajudará a conhecer as necessidades locais. "Nós achamos interessante levar, eu acho que é a primeira vez que estamos fazendo a audiência pública lá, exatamente por isso, para conhecer um pouco, saber um pouco, in loco, das prioridades dos moradores, porque ali estarão reunidas as câmaras, não somente de Mococa, mas toda a região. Quem melhor para saber das suas necessidades que os vereadores e a sociedade civil organizada?", pontuou.



Em 1840, as terras -onde hoje fica a cidade de Mococa, antes pertencentes à sesmaria do espanhol D. Tomás- faziam parte da comarca de Mogi Mirim. Apenas em 1892 o município recebeu o nome pelo qual é conhecido hoje, após referência feita pelo capitão-mor Custódio José Dias, anos antes, às casas de pequeno esteio ali presentes, as chamando de "mocoquinha".

Ainda no século XIX, Mococa começou a lavoura do café, que se tornou a maior fonte de riquezas do município.

Atualmente, o município pertence à Região Metropolitana de Ribeirão Preto. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população estimada é de 68.980 pessoas. Com um PIB per capita de R$ 30,8 mil, Mococa é classificada como uma estância hidromineral, com potencial para o turismo.

Segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) em 2018, Mococa está entre as cidades mais desenvolvidas socioeconomicamente no Brasil. Baseado em dados de 2016, a pesquisa apontou que o município está na 16ª posição do ranking no Estado de São Paulo e na 23ª no país.


alesp