Democratização das relações de trabalho e redução das desigualdades são as bandeiras do PSB

Bancada do partido na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo conta com seis deputados
20/08/2021 17:00 | Especial Bancadas | Matheus Batista - Foto: Reprodução Rede Alesp

Compartilhar:

Vinícius Camarinha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272479.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barros Munhoz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272480.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Caio França<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272481.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Cezar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272482.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rafael Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272483.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Engler<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272484.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Infográfico<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272485.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Fundado em 1985 com o resgate dos preceitos da esquerda democrática, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) é representado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo por seis deputados que buscam hoje defender os ideais do partido surgido na redemocratização do país.

O PSB tem nos deputados estaduais Barros Munhoz, Caio França, Carlos Cezar, Rafael Silva, Roberto Engler e Vinícius Camarinha seus porta-vozes para a população do Estado de São Paulo.

Dentre os mecanismos que o partido lista para que seja garantida a participação da população na formulação dessas políticas públicas está a busca pela socialização dos meios de produção estratégicos de diversos setores da economia, visando a democratização das relações de trabalho e a criação de novos sistemas de produção.

O deputado Roberto Engler, que está em seu oitavo mandato, contou que entrou no partido por acreditar no projeto do PSB para o Estado, mas acredita que o trabalho é possível com a união de todos os deputados.

"Com certeza, há pontos que unem parlamentares de partidos diferentes. As bandeiras de uns e outros muitas vezes coincidem e isso é natural. Ainda mais em um sistema representativo focado mais no indivíduo do que na sigla, como é o nosso sistema no Brasil", disse.

No Parlamento paulista, a articulação do partido passa principalmente pela figura da liderança das bancadas partidárias. "A articulação ocorre com frequência, mas, na verdade, passa muito pelas lideranças dos partidos. O parlamentar pode se manifestar, marcar posição, mas depois que a Casa implantou a figura do Colégio de Líderes, a iniciativa ficou bastante restrita ao colegiado", disse Engler.

Em seu estatuto, o partido afirma ser "fiel à democracia pluralista como valor político permanente" e "luta pelos direitos individuais, coletivos, sociais, econômicos e políticos da cidadania". As lutas sociais, em especial as dos trabalhadores, são o que norteiam as políticas nacionais do PSB.

Roberto Engler conta que suas principais pautas são reflexos de sua trajetória. "Sou educador desde os 18 anos, a minha principal pauta é a Educação. Mas outros temas são muito presentes na minha atuação, como o Desenvolvimento Social, porque o trabalho das entidades sociais é importantíssimo e merece apoio desta Casa, temos o perfil distrital, de defesa dos interesses das cidades em que trabalhamos", disse.

alesp