Sessão solene celebra o centenário de Paulo Freire
20/09/2021 11:57 | Solene | Da redação: Lucas Martins - Foto: José Antonio Teixeira e Reprodução Rede Alesp













Sessão solene realizada na sexta-feira (17/09) no Plenário Juscelino Kubistchek da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo homenageou o educador e filósofo Paulo Freire, cujo centenário foi celebrado neste domingo (19/9). O evento promovido pela deputada Professora Bebel (PT) contou com a participação de representantes de sindicatos e movimentos sociais, e de membros conhecidos do Partido dos Trabalhadores, como o ex-prefeito da capital paulista Fernando Haddad e o ex-presidente Lula.
Paulo Freire nasceu em Recife, onde cresceu e se formou em direito. Apesar de sua formação, Freire seguiu a carreira de educador. Em 1961, colocou o Método Paulo Freire em prática pela primeira vez e, junto com a sua equipe, alfabetizou 300 cortadores de cana em 45 dias. O educador foi exilado no Chile durante o regime militar, onde escreveu o seu primeiro livro, chamado "Educação Como Prática de Liberdade". Quando voltou, foi convidado por Luiza Erundina para ser secretário da Educação da cidade de São Paulo. Paulo Freire faleceu em 2 de maio de 1997, aos 75 anos. Se estivesse vivo, completaria 100 anos neste domingo.
A responsável pela solenidade, Professora Bebel exaltou a importância de Freire para a educação e lamentou a situação das escolas públicas de São Paulo. "É um momento para refletirmos e olharmos para o legado de Paulo Freire. Os seus 100 anos estão marcados por um grande retrocesso que atinge a educação paulista e de todo o Brasil. A baixa qualidade da educação não tem a ver com a pandemia, mas sim com uma falta de gestão democrática nas escolas", disse.
O teólogo, escritor e professor Leonardo Boff destacou a revolução que Paulo Freire trouxe à educação ao "olhar para os marginalizados". "Na história da educação, Paulo Freire é o primeiro a reconhecer o saber do pobre e do oprimido. Ignorante não é o pobre. Ignorante é quem pensa que o pobre é ignorante. Ele deu valor a tudo que vem do povo e vem debaixo e trouxe uma singularidade de ter entendido a educação como um ato político libertador, por isso ele é perseguido por esse regime", falou.
Fernando Haddad, ex-ministro da Educação e prefeito de São Paulo, filósofo e professor, explicou que Freire era uma de suas referências enquanto estava à frente do MEC, e comentou a decisão judicial que proíbe que a União atente contra a dignidade de Paulo Freire. "Nós tivemos a felicidade de gerir o ministério da Educação durante um longo período. A equipe tinha duas referências teóricas permanentes: Anísio Teixeira e Paulo Freire. Infelizmente, vivemos num país em que temos que recorrer ao Poder Judiciário para que o homem que projetou a educação brasileira para o mundo não seja difamado", disse.
A viúva de Paulo, Nita Freire, também participou virtualmente do evento e recebeu flores da deputada Professora Bebel. Em sua fala, Nita destacou a influência que o seu marido ainda tem, mesmo após 24 anos de sua morte. "Estar aqui com vocês sob a égide de Paulo, um homem ímpar e extraordinário, é uma imensa alegria. Hoje eu considero um dia especialmente alegre pelo número de eventos que estão acontecendo no mundo todo em homenagem ao Paulo. Como a gente explica que o Paulo, que morreu há quase 24 anos, está tão presente na nossa vida e no mundo todo? Seus traços de humildade, coerência e esperança permanecem", falou.
Por fim, o ex-presidente Lula contou, através de um vídeo enviado à organização da solenidade, sobre algumas situações que viveu junto a Freire e comentou os ataques que o educador sofre até os dias de hoje. "Paulo Freire é o nosso gênio do século 20 na educação. Eu tive o prazer e a honra de construir o PT com o Paulo Freire e viajar o mundo com ele. Onde quer que eu chegasse, tinham pessoas que admiravam o seu trabalho na alfabetização do mais pobre. Comemorar o seu centenário e recuperar a história de um educador que foi perseguido pelo regime militar e ainda hoje sofre perseguição. Cada vez que alguém mentir sobre Paulo Freire, nós temos que falar a verdade", disse.
A responsável pelo evento, deputada Professora Bebel, encerrou a solenidade agradecendo aos presentes e ressaltando a importância de Paulo Freire para a educação mundial. "Eu agradeço do fundo do coração todos que estiveram aqui até esta hora. Obrigado por participar desse dia, que não é qualquer dia. É uma homenagem ao nosso sempre mestre, Paulo Freire, que sempre estará conosco é uma referência, não só nacional, mas também internacional", falou.
Notícias relacionadas
- Alesp sedia homenagem a membros da Câmara Brasileira de Cultura
- Alesp recebe ato solene em comemoração aos 78 anos do fim da Segunda Guerra Mundial na Europa
- Alesp homenageia Aristocrata Clube pelos 62 anos de história em SP
- Alesp sedia homenagem do Dia Estadual das Filhas de Jó
- Ato Solene discute políticas públicas para segurança alimentar nos municípios
- Produção de alimentos saudáveis e regeneração socioambiental são temas de ato solene
- Solenidade debate participação de conselhos populares na formulação de políticas públicas
- Ato solene homenageia os 73 anos de independência do Estado de Israel
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações