Frente parlamentar debate proteção das prerrogativas da advocacia em âmbito estadual
22/09/2021 17:38 | Frente Parlamentar | Natalia Belo - Foto: José Teixeira









A Frente Parlamentar da Advocacia, coordenada pela deputada Dra. Damaris Moura (PSDB), discutiu nesta terça-feira (21/9) medidas para proteção das prerrogativas da advocacia em âmbito estadual. A intenção da parlamentar é propor um projeto de lei sobre o tema, para garantir a livre atividade da advocacia no Estado. "É um importante momento desta atividade parlamentar da advocacia, pois trata de um direito dos advogados que são as suas prerrogativas", disse.
Participaram do evento representantes da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo), como Margarete de Cassia Lopes, secretária-geral adjunta da instituição, que falou sobre a pertinência dos direitos brasileiros. "Este projeto tão maravilhoso e tão pertinente, que em minha opinião não temos no momento histórico brasileiro, é um projeto de tamanha pertinência temática porque nós estamos a falar aqui, de direitos fundamentais da maior autoridade de todas, segundo nosso presidente Caio Augusto, os cidadãos brasileiros e paulistas", falou.
O presidente da Comissão de Direito Administrativo da OAB-SP, Ronaldo José, comentou sobre como a proposta apresenta bem o recorte social. "Então qual o recorte social que busco atingir e qual o bem jurídico que almejo privilegiar, de que forma eu pretendo incentivar determinados comportamentos, ou desincentivar determinadas condutas, de forma a garantir que aquele valor social seja alcançado, e seu projeto apresenta isso muito bem", disse.
Alexandre Ogusuku, presidente da Comissão Nacional de Direitos e Prerrogativas e Valorização da Advocacia, falou sobre a gestão da Damaris e o quão importante é o projeto. "Agora nessa gestão um projeto de lei muito importante sobre as prerrogativas, que cria os crimes contra as prerrogativas profissionais", falou.
Ana Carolina Moreira, vice-presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-SP, falou qual o objetivo que os levaram para a reunião. "O que nos trouxe hoje para discutir foi a relevância, a importância, a preponderância da aprovação de um projeto de lei, que defenda prerrogativas profissionais no nosso Estado de São Paulo", disse.
Por fim, Leandro Sarcedo, Presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-SP, comentou sobre os direitos de todo cidadão. "Todos (advogados) defendem aquilo que é mais importante na advocacia, que é defender a cidadania brasileira, defender a sociedade brasileira, aqueles que como diz Caio Augusto, são as maiores autoridades do país", falou.
Notícias relacionadas
- Nova frente parlamentar é constituída para discutir infraestrutura e engenharia dos municípios paulistas
- Nova frente parlamentar autorizada na Alesp busca defender cooperativas de transporte de cargas
- Nova frente parlamentar vai debater ações que fortaleçam a defesa do Sistema Único de Assistência Social
- Alesp cria frente parlamentar em defesa dos direitos de pequenos agricultores
- Frente parlamentar da Alesp realiza audiência pública sobre o cultivo da Cannabis
- Reunião de Frente Parlamentar debate o Programa Serviço de Família Acolhedora
- Ecoturismo e preservação ambiental no sudeste paulista são debatidos em Frente Parlamentar
- Frente parlamentar discute principais problemas relacionados à violência contra a mulher
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações