Defesa do Instituto Emílio Ribas é tema de ato solene
27/09/2021 19:00 | Ato solene | Lucas Martins


Ato solene realizado nesta segunda-feira (27/09), em ambiente virtual, teve como tema principal a defesa do Instituto de Infectologia Emílio Ribas. O evento foi promovido pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL) e contou com a participação de médicos, especialistas e servidores públicos que trabalham no instituto.
O Instituto Emílio Ribas é uma instituição pública fundada em 1880, e que foi renomeada em 1932 para homenagear o sanitarista paulista que foi fundamental no combate das epidemias e endemias que atingiram o Estado entre o final do século XIX e o começo do século XX. Atualmente, o Instituto é um dos principais hospitais-referência no tratamento de doenças infectocontagiosas e é 100% voltado ao atendimento dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na abertura da solenidade, Carlos Giannazi agradeceu a presença dos convidados e destacou a relevância da realização do ato solene. "Essa é mais uma importante audiência que estamos fazendo aqui nesta Assembleia em defesa desse instituto que é uma referência no Brasil desde os anos 70, e que está ameaçado com as terceirizações, privatizações, e com a falta de investimento", falou o parlamentar.
Eder Gatti, presidente da Amiier (Associação de Médicos do Instituto de Infectologia Emílio Ribas), falou sobre o prestígio que o instituto possui. "É inegável a importância que o Emílio Ribas tem. Seu papel assistencial durante as principais epidemias da nossa história foi fundamental, e, atualmente, ele gera conhecimento sobre doenças infecciosas e profissionais da saúde de alta qualidade", disse.
Nathalya Miranda, médica residente do Instituto Emílio Ribas e membro da Associação dos Médicos Residentes, expôs os atuais problemas do instituto e comentou a sua possível terceirização. "O Instituto corre risco iminente de ser terceirizado'. Isso acontece, principalmente, pela falta de concursos públicos, que se estende há 8 anos, e pela reforma que acontece desde 2014 e está em vias de acabar. Mesmo com essa reforma, ainda se percebe uma falta de contingente de médicos e enfermeiras e isso trouxe mais um anseio perigoso para a terceirização", falou.
Victor Dourado, representante do Simesp (Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo), complementou a fala de Nathalya. "Fica muito claro que abriu a porteira para a passagem das privatizações e terceirizações. Discutimos muito a falta de concursos públicos e a falta de chamada de pessoas que já passaram nos concursos, mesmo no meio de uma pandemia. Ano passado os profissionais da saúde eram chamados de heróis e agora vemos a retirada de direitos desses profissionais que, em termos mundiais, são os que mais morreram durante a pandemia", disse.
Eunice Rebelo, enfermeira do Instituto Emílio Ribas, comentou a preocupação dos funcionários do hospital em relação ao futuro. "Enquanto servidora, eu sinto insegurança de trabalho, porque não temos uma definição. O nosso receio é de que não temos um plano da Secretaria de Saúde que nos diga o que vai acontecer. Nosso quadro está defasado e nós estamos inseguros", falou.
Encaminhamentos
Por fim, o deputado Carlos Giannazi anunciou algumas providências que serão tomadas por ele em relação às denúncias feitas pelos convidados. "Eu quero propor a convocação imediata do Secretário da Saúde e do diretor do Instituto Emílio Ribas. Farei um requerimento para que eles venham depor na Comissão de Administração Pública e na Comissão de Saúde. Por fim, quero fazer um encaminhamento sobre a Lei Orçamentária para o ano que vem. Ela será entregue na Alesp no dia 30 e poderemos ver o orçamento para o Instituto. A partir disso, nós podemos apresentar emendas para auxiliá-lo nas demandas que foram apresentadas", disse.
Notícias relacionadas
- Ato solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo comemora a passagem do Ano Novo Japonês
- Defensores públicos são homenageados em solenidade realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
- Ato solene debate a vacinação compulsória e o passaporte sanitário
- Ato solene aborda desafios enfrentados por autistas e familiares
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações