Solicitações em infraestrutura, saúde e social lideram as demandas na audiência pública do Orçamento 2022 em Barretos
01/10/2021 15:01 | Audiência Pública | Leonardo Ferreira - Foto: José Teixeira












Nesta sexta-feira (1º/10), a Câmara Municipal de Barretos recebeu a audiência pública para o Orçamento de 2022, promovida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, com a finalidade de ouvir as demandas, sugestões e pedidos dos cidadãos da região. As principais questões apresentadas pelos políticos e moradores da região foram investimentos em saúde, assistência social e infraestrutura.
O encontro foi presidido pelo deputado Dirceu Dalben (PL), e contou com a participação do deputado Gilmaci Santos (Republicanos) presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, responsável pela análise e adequação da peça orçamentária, encaminhada ontem (30/9) pelo Executivo estadual à Alesp, e dos deputados Sebastião Santos (Republicanos) e Enio Tatto (PT).
Cidadã da região, Maria de Paula pediu por investimentos na infraestrutura viária e de hospedagem na cidade de Barretos. "Peço que olhem com carinho para o aeroporto de Barretos, tendo em vista que, além do turismo, temos o Hospital do Câncer. Uma linha comercial deve fazer o trajeto para Barretos, diversas pessoas levam muito tempo pra chegar até o hospital", disse.
Dana Basso, vereadora da cidade de Pontal, enfatizou a importância dos profissionais de saúde e solicitou por melhores remunerações na área, que é linha de frente no combate a Covid-19. "Venho pedir ao Executivo que olhe pra classe da enfermagem, que não mediu esforços durante a pandemia para fazer seu trabalho com dignidade. Os profissionais da saúde estiveram na linha de frente e precisam de salário digno", afirmou.
O deputado Enio Tatto destacou a necessidade maiores repasses ao Hospital do Câncer de Barretos e ressaltou sua importância para o Estado de São Paulo e para o Brasil.
"O Hospital do Câncer de Barretos recebe gente do Brasil todo e precisa de recursos para atender a população, é um hospital de excelência, é um orgulho. O Estado tem que garantir recursos", declarou.
O vereador de Colômbia, Bruno César Lima pediu atenção aos deputados para a infraestrutura das cidades da região, principalmente para as rodovias e ferrovias.
"Os trevos de Barretos à Colômbia são estreitos, nossas ferrovias estão abandonadas, estamos sem transportes públicos interestaduais e intermunicipais pra algumas regiões. Precisamos de atenção especial nesse sentido, pois estamos prejudicados há mais de um ano e meio", afirmou. O vereador chamou atenção ainda para as cirurgias eletivas que estão com demandas represadas por causa da pandemia.
Entidades do terceiro setor e assistência social
Junto aos pedidos à saúde e à infraestrutura, os munícipes e líderes de entidades trouxeram demandas voltadas ao terceiro setor e para a área de assistencialismo.
Paulo Henrique Correa, vereador e presidente da Câmara Municipal de Barretos, destacou as dificuldades que passam as entidades do terceiro setor e falou sobre seu papel fundamental na sociedade. "Percebemos a dificuldade que é hoje trabalhar como uma entidade, o terceiro setor faz um papel de Estado", afirmou.
No mais, o vereador salientou para a necessidade do município de Barretos tornar-se uma estância turística. "A questão da estância tem que ser bem tratada e com respeito à Barretos", declarou. O projeto revisional dos municípios turísticos foi encaminhado pelo governador João Doria e está sob análise da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Sandra Cristine, presidente da Associação Amigos do Autista em Barretos (AMA), pediu investimentos na entidade que está com uma demanda superior à capacidade de atendimento.
"Em Barretos, estamos com 34 alunos matriculados e com uma fila de 57 crianças autistas sem tratamento pois não há vagas e nem espaço físico suficiente. A AMA foi construída há 30 anos atrás com salas muito pequenas. Para que consigamos atender a demanda da rede municipal e estadual precisamos de reformas", disse.
Representando a Apae da região, Artur Lujan também pediu por investimentos na entidade, para a garantia de dignidade aos atendidos.
"As crianças assistidas pela Apae só têm aquilo, não existe a hipótese de usar uma instituição como a Apae pra fazer qualquer tipo de política, precisamos do apoio de todos vocês, como políticos e gestores para garantir higiene e saneamento, ou seja, dignidade", afirmou.
Demais solicitações
No encontro, temas como meio ambiente, turismo, esporte, geração de energia elétrica, redução de impostos, além de garantia nos direitos das mulheres também foram solicitações por parte dos políticos e munícipes.
Tavinho Scardelato, vice-prefeito de Pirangi, destacou a importância da realização das audiências públicas feitas pela Alesp, e pediu pelo olhar do Poder público para o meio ambiente na peça orçamentária paulista.
"Quero ressaltar a importância democrática de se trazer a público a discussão orçamentária. Dois problemas afligem o estado e a região de Barretos. O primeiro deles, gostaria que fosse objeto de estudo pela Assembleia, que seriam os recursos destinados a limpeza urbana, coleta e descarte lixo, e a destinação de resíduos. O segundo é a questão da geada e das queimadas. Está nas mãos da Alesp os esforços para conduzir o orçamento no sentido de que o meio ambiente seja privilegiado", disse.
Rodrigo Malaman vereador de Barretos, salientou para a importância da questão turística no município. "Precisamos que os senhores aprovem o projeto que coloca Barretos como estância turística, é importante pra nossa região, precisamos realmente transformar Barretos em uma cidade turística, gerando emprego", disse.
O deputado Sebastião Santos destacou a importância da assistência do Estado para a população, falou sobre a necessidade de investimentos em infraestrutura e tratou da questão de energia elétrica. "Temos uma população que precisa muito do Estado e precisamos de um grande programa nas estradas rurais da região. No mais, temos a necessidade de recursos de energia renovável. No ano que vem o valor energia sobe por não termos políticas públicas voltadas ao tema", declarou.
O deputado Dirceu Dalben destacou a importância das audiências públicas na construção de uma peça orçamentária mais justa. "Estamos discutindo para fazermos do Orçamento do Estado o mais participativo e justo possível, através das audiências ouvimos as solicitações das entidades, cidadãos, prefeitas e prefeitos. Nosso orçamento de 2021 foi estimado em 244 bilhões de reais, e a previsão da peça orçamentária que chegou ontem à Alesp prevê 286 bilhões, recursos esses que estamos junto de vocês buscando, de uma forma justa, fazer o Estado de São Paulo um lugar melhora pra se viver", disse.
O deputado Gilmaci Santos, falou sobre a questão turística da cidade. "Descobrir que Barretos não é estância turística, é um dos maiores absurdos no Estado de São Paulo", disse. Além disso, o deputado destacou os esforços por parte do Legislativo na construção orçamentária voltada às entidades do terceiro setor. "Entendemos a necessidade, o trabalho, a luta e a dedicação das pessoas que estão nas Apaes e de todos que estão lutando em prol dos autistas".
Notícias relacionadas
- Alesp recebe audiência pública sobre a tarifa zero no transporte público
- Investimentos em hospitais e duplicação de rodovia foram os destaques de audiência pública em Ipuã
- Audiência na Alesp debate democratização no acesso à cultura em SP, por meio da 'Lei Paulo Gustavo'
- Alesp promove audiência pública sobre a valorização do Terceiro Setor
- Alesp promove nova rodada de audiências públicas para debater o Orçamento estadual de 2023
- Demandas na área da saúde são maioria em audiência pública do Orçamento estadual para 2022, em Bauru
- Alesp recebe audiência pública sobre o uso de agrotóxicos no Brasil
- Audiência pública debate regulamentação da profissão de podólogo
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações