Audiência pública debate a expansão da Linha 5-Lilás do metrô e duplicação da Estrada do M'Boi Mirim na cidade de São Paulo
21/10/2021 18:35 | Audiência Pública | Leonardo Ferreira - Foto: Marco Antonio Cardelino

















A Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou nesta quinta-feira (21/10), uma audiência pública para discutir a expansão da Linha 5-Lilás do metrô até o Jardim Ângela, na zona sul da capital e a duplicação da Estrada do M'Boi Mirim, também na região.
A audiência contou com a participação dos deputados Enio Tatto (PT), Rafa Zimbaldi (PL), presidente do colegiado, Maurici (PT) e o deputado federal Nilto Tatto (PT/SP). Além da participação popular por meio de moradores e lideranças da região.
O deputado Enio Tatto, um dos organizadores do evento, destacou as situações enfrentadas pelos moradores da zona sul da capital paulista e falou sobre a necessidade de expansão das linhas de metrô e sobre a duplicação da Estrada do M'Boi Mirim.
"Pessoas que moram no extremo da zona sul, muitas vezes acordam às 4h da manhã para entrar às 8h no trabalho e saem às 17h30 para chegarem às 20h, sobrando pouco tempo pra ficar com as famílias e descansar. Essa já é a quarta audiência que fazemos pedindo a tão sonhada extensão da Linha 5-Lilás", disse.
O parlamentar completou criticando a demora nas obras e falou sobre a proposta de realizar uma nova audiência junto ao secretário de transportes.
"Recentemente inauguramos a estação Mendes-Vila Natal [na zona sul da capital], cuja construção de 2 quilômetros de linha demorou entre 12 e 13 anos. Vamos fazer um pedido para uma audiência com o novo secretário", falou.
O deputado Maurici reforçou falas do colega de bancada e criticou a qualidade dos transportes na cidade. "É um descaso com as periferias de São Paulo, que além dos cortes na saúde sofrem com a morosidade nos transportes", disse.
O deputado federal Nilto Tatto falou sobre a necessidade das obras na região, e destacou a importância da realização de audiências públicas e da mobilização popular para a resolução de problemas por parte do Executivo estadual.
"É uma luta antiga da região, e quem anda por lá sabe o sufoco que é. A participação popular, a luta e a mobilização são fundamentais. Agora, com o avanço da vacinação é um momento importante de pressionar para fazer com que se priorize os interesses da população", afirmou.
Rafa Zimbaldi falou sobre a relevância que o transporte público tem para a população e destacou a necessidade da ampliação dos modais de transporte.
"A região tem 700 mil habitantes para apenas um único modal de transporte, sabemos que o transporte público é um anseio da população e precisa de investimento", disse. O parlamentar discorreu ainda sobre as necessidades dos cidadãos e questionou a não participação dos secretários convidados para a audiência.
Maria Ivani Rodrigues, moradora da região, destacou a importância de políticas públicas voltadas a questão de mobilidade e pediu atenção ao problema. "Todos nós sabemos que transporte público é atrelado à qualidade de vida. É uma vergonha quando temos uma cidade como São Paulo, com uma verba considerável pra todas as áreas, uma pessoa sair do Jardim Ângela e levar duas horas e meia até chegar no seu trabalho no centro, isso dá 5h por dia. Quanto perdemos de qualidade de vida durante um ano?", falou.
Na audiência, o ex-deputado Salvador Khuriyeh falou sobre os projetos de extensão do metrô e da Estrada do M?boi Mirim, apresentou estudos sobre o tema e criticou a demora na realização de obras.
"De acordo com o Metrô, para atender minimamente a cidade de São Paulo, são necessários no mínimo 220 quilômetros de trilhos, e temos a metade do que é necessário. A região sul [de grande extensão territorial e populacional] é servida apenas por 2 linhas. Queremos que a Linha-5 Lilás vá até o Jardim Ângela. O governo prometeu que a extensão ocorreria até 2024, e privatizaram a linha, mas não exigiram da concessionária essa extensão", disse.
Durante o encontro os convidados, também, pediram soluções para outros problemas encontrados nas periferias, como segurança pública, saúde e educação.
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