Comissão de Atividades Econômicas aprova projeto que estimula o empreendedorismo do jovem do campo
10/11/2021 17:40 | Comissão | Lucas Cheiddi - Foto: Reprodução Rede Alesp




Em reunião virtual na tarde desta quarta-feira (10/11), a Comissão de Atividades Econômicas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo deu aval a todos os 6 projetos de lei pautados para o encontro. Entre eles, um institui a Política Estadual de Estímulo ao Empreendedorismo do Jovem do Campo (PEEEJC), e cinco classificam os municípios de Arealva, Itatinga, Penápolis, Pirassununga e Sorocaba como de interesse turístico.
A proposta responsável pela nova política estadual é o Projeto de Lei 727/2020, de autoria do deputado Castello Branco (PSL). De acordo com o texto, o Estado de São Paulo apoiará o jovem empreendedor do campo, que deverá ter entre 15 e 29 anos, por meio de quatro eixos: educação empreendedora; capacitação técnica; acesso ao crédito; e difusão de tecnologias no meio rural.
Para o planejamento e coordenação das ações, o Poder Público poderá instituir o Comitê de Formação Empreendedora do Jovem do Campo (CFEJ) para que junto com a administração pública e entidades da sociedade civil, defina as diretrizes e normas para a execução da PEEEJC; proponha meios para a execução da política no orçamento estadual; estabeleça e avalie metas anuais; e incentive a participação social e de entidades.
Os objetivos da Política Estadual de Estímulo ao Empreendedorismo do Jovem do Campo são a elevação da escolaridade desse público-alvo, sua capacitação e formação mediante a difusão do conhecimento tecnológico e das inovações do meio rural, o desenvolvimento sustentável, a promoção do acesso desses jovens ao crédito rural, entre outras metas de apoio ao jovem empreendedor.
Na justificativa do projeto de lei, o deputado Castello Branco disse que, diante da falta de perspectivas na área rural, é quase que inevitável a fuga dos jovens para as áreas urbanas, mesmo que em detrimento da sucessão das suas atividades familiares. "Com a proposta, pretendemos estimular o espírito empreendedor entre os filhos de agricultores e apoiar iniciativas que deem a eles viabilidade econômica para permanecer no meio rural", explica o documento.
O texto segue agora para análise da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp, antes de ir à votação em Plenário.
Municípios de interesse turístico
O colegiado também deu aval a cinco projetos que classificam como de interesse turístico os municípios de Arealva, pelo PL 66/2021, do ex-deputado Itamar Borges; Itatinga, pelo PL 806/2019, do deputado Fernando Cury (Cidadania); Penápolis, pelo PL 98/2019, do Itamar Borges; Pirassununga, pelo PL 315/2019, do deputado Marcos Zerbini (PSDB); e Sorocaba, pelo PL 352/2019, da deputada Maria Lúcia Amary.
Estiveram presentes na reunião desta tarde os deputados Professor Walter Vicioni (MDB), que preside a comissão, Frederico d´Avila (PSL), Paulo Fiorilo (PT), Sergio Victor (Novo), Conte Lopes (PP), Sargento Neri (Solidariedade) e Reinaldo Alguz (PV).
Notícias relacionadas
- Comissão de Transportes da Alesp cobra explicação sobre aumento dos pedágios no Estado
- Comissão de Transportes se reúne nesta terça, 20, e analisa proibição de remoção de veículo na presença de responsável
- Comissão de Saúde da Alesp analisa 33 matérias nesta terça-feira, 6; destaque para projetos voltados a crianças, pessoas com câncer e autismo
- Queda nos casos de Covid-19 deve levar Rede Hebe Camargo a recorde de atendimento oncológico
- AO VIVO: Comissão da Defesa dos Direitos do Consumidor se reúne em ambiente virtual para apreciar itens de pauta
- AO VIVO: Comissão de Transportes e Comunicações se reúne para analisar itens da pauta
- CPI discute combate ao assédio sexual com representante de movimento estudantil
- Parlamentares da CPI das Quarteirizações acompanham depoimento do presidente do Iabas
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações