CPI das Cavas Subaquáticas solicita à Cetesb estudo ambiental que liberou obra no Porto de Santos
23/11/2021 12:45 | Comissão Parlamentar de Inquérito | Gerson Nichollas - Foto: Marianna Bonaccini









A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Cavas Subaquáticas aprovou, em reunião nesta terça-feira (23/11), um requerimento à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) solicitante o encaminhamento do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (Rima) relativos ao licenciamento ambiental que autorizou a instalação da cava subaquática no Canal de Piaçaguera.
O EIA/Rima é um dos principais instrumentos utilizados para o planejamento ambiental e avaliação de impactos ambientais. Nele devem constar os pontos positivos e negativos dos meios físico, biótico e socioeconômico das localidades da implementação do projeto. Além de definir também mecanismos de compensação e mitigação dos danos previstos em decorrência da implementação, neste caso, da Cava Subaquática do Casqueiro (CAD), no Canal de Piaçaguera, em Cubatão.
Na reunião, também foi aprovado o requerimento que efetiva a prorrogação dos trabalhos da CPI. O presidente da comissão e relator do requerimento, Barros Munhoz (PSB), explicou a solicitação. "Hoje aprovamos a prorrogação por mais dois meses, porque sem dúvida alguma até o dia 5 de dezembro, que é o prazo, seria absolutamente impossível terminar", disse.
Além disso, outros cinco requerimentos foram aprovados. Representantes da Cetesb, dos ribeirinhos de pesca localizados nas proximidades da cava e o responsável pela Ilha das Cobras Empreendimentos Imobiliários, também relacionado a CAD, foram convidados a fim de contribuir com os trabalhos da CPI.
Também participaram da reunião os deputados Cezar (PSDB), Delegado Olim (PP), Estevam Galvão (DEM), Professor Walter Vicioni (MDB) e Ricardo Madalena (PL). A próxima reunião da comissão foi marcada para a próxima terça-feira, dia 30 de novembro, às 10h.
O que é uma cava subaquática?
Cava subaquática é uma cratera aberta debaixo da água para despejo de sedimentos, lixo e materiais contaminados. A cava feita no estuário entre Santos e Cubatão é maior que o estádio do Maracanã, com dimensões de 400 metros de diâmetro por 25 metros de profundidade, e está preenchida por cerca de 2,4 bilhões de litros de sedimentos.
Cava Subaquática do Casqueiro
A cava foi aberta entre Santos e Cubatão e escavada sob responsabilidade da Usiminas e da VLI, empresa de logística da Vale, em 2017 para despejo de material retirado durante a dragagem (desassoreamento do fundo de canais) do canal de Piaçaguera.
Entretanto, antes da década de 70 não existiam políticas de prevenção aos dejetos altamente contaminados por metais pesados que circulavam pela região, o que perpetuou a concentração desses sedimentos no fundo do estuário durante as décadas de 60 e 70.
Esse processo ocorreu devido às atividades industriais que estavam mais afastadas da costa, sendo o canal de Piaçaguera aberto para possibilitar a navegação das embarcações que levavam matéria-prima à Cosipa (Companhia Siderúrgica Paulista), por exemplo, e que voltavam à costa com material acabado.
Notícias relacionadas
- CPI realiza diligência nas instalações da Cava Subaquática em Cubatão
- Deputados da CPI das Quarteirizações recebem o superintendente do Iamspe
- CPI das Quarteirizações solicita informações a órgãos de segurança pública
- CPI das Quarteirizações recebe presidentes de sindicatos
- Parlamentares da CPI das Fake News recebem profissional da área do direito
- CPI das Fake News tem prazo de funcionamento prorrogado por 60 dias
- CPI discute combate ao assédio sexual com representante de movimento estudantil
- Parlamentares da CPI das Quarteirizações acompanham depoimento do presidente do Iabas
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações