Frente parlamentar debate políticas públicas para incentivar e promover a mobilidade cicloviária no Estado
24/11/2021 15:20 | Frente Parlamentar | Daniele Oliveira - Foto: Marianna Bonaccini






Em reunião da Frente Parlamentar de Mobilidade Cicloviária da Alesp realizada nesta terça-feira (22/11), especialistas debateram a promoção de melhorias e incrementos nas áreas de segurança, infraestrutura e investimento, para incentivar o uso de bicicletas em zonas urbanas e rurais do Estado de São Paulo. O evento foi presidido pelo deputado Sebastião Santos (Republicanos).
"Nós tivemos a maior venda de bicicletas de todos os tempos por causa da pandemia, onde pessoas encontraram no equipamento uma solução para se locomover. Entretanto, o poder público não se adequou, o que acabou gerando problemas em todo o Estado", afirmou o dirigente do evento.
De acordo com uma pesquisa da Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas), no primeiro semestre de 2021 o país registrou o crescimento de 34,17% na venda de bicicletas, em comparação ao mesmo período do ano passado.
A pesquisa ainda aponta que em julho do ano passado foi registrado o pico do aumento de vendas, que cresceram 118% comparado a 2019.
Durante o encontro, os convidados abriram discussões acerca de melhorias para as estradas, cicloturismo, implementação de mais ciclovias e a segurança de ciclistas que circulam em vias com estrutura inadequada e grande circulação de veículos pesados.
Outro assunto que ganhou destaque no centro do debate foi o Decreto 63.881/18, que regulamenta a Lei 10.095/98, responsável pelo Plano Cicloviário do Estado de São Paulo.
Uma das medidas propostas pelo plano é a introdução de planejamento para implantação de ciclovias ou ciclofaixas em rodovias estaduais pavimentadas.
O deputado Sebastião Santos, afirma que o decreto não está cumprindo o proposto quando de fato não executa ações em prol do ciclismo, como por exemplo os projetos de duplicação de rodovias.
"O decreto é falho. É hora de sentarmos, realizarmos um debate, levarmos ao governo e procurarmos soluções, já que está previsto em lei", disse.
Esse ponto é reforçado pela jornalista e ativista Renata Falzoni, que defende a aplicação das leis de maneira mais diligente.
"Nós temos muitas pautas que são amparadas pela lei, mas que não saem do papel. O desenvolvimento da mobilidade urbana no Estado vai gradativamente expulsando o ciclista das estradas tornando ele um ser frágil. Embora a lei diga que nós temos o direito, na prática nós somos atropelados nas estradas", afirmou.
O setor privado também esteve presente no encontro com o intuito de entender os problemas, fortalecer parcerias e buscar soluções em conjunto. O editor executivo da Fundação Cásper Líbero foi uma das figuras, que afirmou que reuniões com esse cunho são fundamentais.
"É um trabalho importante no qual nós podemos detectar falhas estruturais nos espaços públicos, para podermos tornar esses espaços mais seguros", disse.
O presidente da Associação Brasileira de Ciclistas, Jessé Teixeira, também apresentou sugestões durante a reunião.
"[Seria importante] promover ações, mesmo que sejam pontuais, como no dia do ciclista ou no dia do meio ambiente. Pedir aos deputados que deixem os seus carros em casa e comecem a pedalar e ajudar os ciclistas a usarem as bicicletas, pois a cidade já está saturada. Precisamos de ações nesse sentido", disse.
Ao final da reunião, o presidente do grupo propôs reunir outros representantes do nicho para o ciclismo para apresentarem propostas de melhorias e juntos formarem resoluções.
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