Líderes definem pauta de votações da semana na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
29/11/2021 17:46 | Colégio de líderes | Karina Freitas

Os líderes dos partidos representados na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo definiram, nesta segunda-feira (29/11), a agenda de votações no Plenário do Palácio 9 de Julho, sede do Legislativo paulista.
Na terça-feira, 30 de novembro, está prevista a votação, em sessão extraordinária, de duas propostas de autoria do Executivo. O Projeto de Lei 410/2021, que já teve a discussão encerrada em plenário, transfere terras pertencentes ao Estado para produtores assentados, de forma definitiva.
Para ter esse direito, o produtor deve ter, pelos menos, 10 anos de ocupação da terra ou 5 anos de concessão. Além disso, deve ser feito um pagamento de 5% do valor da terra. Essa quantia, originalmente, deveria ser de 10%, porém, foi alterada após a aprovação de um relatório, de autoria do deputado Mauro Bragato (PSDB), na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
A outra medida é o Projeto de Lei 637/2021, que altera a Lei 6.374/1989, responsável pela instituição do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).
Ainda na terça-feira, devem ser votados os requerimentos de urgência para o Projeto de Lei 530/2021, de autoria dos deputados Professor Kenny (PP) e Márcio Nakashima (PDT), que cria a Política Estadual de Qualificação Técnica e Profissional e dá preferência de vagas às mulheres vítimas de violência doméstica; e para o Projeto de Lei 583/2021, que suspende a aplicação da Resolução BCB nº 1/2020, responsável pela aplicação do arranjo de pagamento PIX.
Próximos dias
Já nesta quarta-feira, 1º de dezembro, deve ir a plenário o Projeto de Lei Complementar 37/2021, de autoria do Executivo, que concede o Abono Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) a profissionais da educação básica da rede estadual de ensino.
Segundo o texto, o valor do benefício será estabelecido em decreto e não poderá ultrapassar a quantia necessária para integrar 70,1% dos recursos disponíveis na conta estadual do Fundeb, relativos ao exercício de 2021.
Os projetos de Lei Complementar 7, 8, e 10/2021, de autoria do Tribunal de Justiça, também podem ser votados em sessão extraordinária. As propostas criam novos cartórios nas comarcas de Hortolândia e Jarinu, e nos distritos de Ouro Verde e Campo Grande, na Comarca de Campinas.
Além disso, na reunião, os líderes indicaram a realização de um congresso de comissões para a deliberação de projetos de autoria parlamentar. A previsão é que votem as proposituras que tiverem os requerimentos de urgência aprovados na terça-feira, além do Projeto de Lei 755/2020, que recebeu uma emenda de plenário e voltou para a análise das comissões.
A proposta da deputada Janaína Paschoal (PSL) sugere que famílias habilitadas para adoção se tornem famílias acolhedoras e tenham prioridade na adoção dessas crianças ou adolescentes acolhidos.
Ainda na quarta-feira devem ser votados requerimentos de urgência também para projetos de autoria parlamentar, que ainda serão definidos.
E, por fim, na quinta-feira, 2 de novembro, há a possibilidade de votação, em sessão extraordinária, dos projetos de lei já citados, que tiverem a urgência acatada e o aval das comissões, além dos que estão com a votação adiada.
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações