Reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Alesp dá aval a 30 projetos de lei
09/02/2022 18:16 | Constituição, Justiça e Redação | Leonardo Ferreira - Foto: Reprodução Rede Alesp











Os parlamentares da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo deram aval, nesta quarta-feira (9/2), a 30 projetos de lei e uma moção em tramitação na Casa. A reunião, realizada de forma virtual em razão da alta contaminação por Covid-19, também deliberou conclusivamente por outros 7 projetos de lei para declaração de instituições de utilidade pública.
Entre as propostas que foram analisadas e receberam aval está o Projeto de Lei 1007/2019, de autoria do deputado Caio França (PSB), que trata da obrigatoriedade na divulgação, pelos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta do Estado, de informações sobre obras públicas que estejam em andamento.
Pelo texto da norma, a divulgação deverá ser feita de forma obrigatória, em suas respectivas páginas da internet, independentemente de requerimento. Na exposição das informações, deverá constar cópia do contrato e dos eventuais termos aditivos; cópia do projeto básico e do projeto executivo da obra; e relatório trimestral de execução da obra, com fotografias, informações sobre o cumprimento do cronograma contratualmente previsto, das medições realizadas e dos pagamentos autorizados e efetuados.
Para casos em que a documentação for considerada complexa, admite-se a publicação de extratos, desde que haja a possibilidade do cidadão o acesso a todas as informações de forma presencial.
De acordo com o autor do projeto, o objetivo da proposta é a transparência. "É dever do legislador permitir que todos possam acompanhar o uso do dinheiro público, assim, evitando os gastos indevidos e conjuntamente com a população fiscalizar a realização das obras", escreveu Caio França, na proposta.
O colegiado também deu aval ao Projeto de Lei 113/2020, de autoria da deputada Janaina Paschoal (PSL), que concede vale educacional a estudantes que não tenham vagas garantidas em escolas públicas. Em entrevista ao podcast Alesp e Você, da Rede Alesp, a parlamentar explicou a proposta e destacou que não é contraria à escola pública, e sim uma alternativa para atender a demanda na área educacional, de maneira pontual.
"Esse projeto ele é muito importante, não é nada contra a escola pública. Atendendo pais e adolescentes, percebi que tem bairros afastados com um número pequeno de famílias e muitas vezes se faz um esforço, uma luta para construir escolas estaduais ali, mas o número de crianças e adolescentes não justifica a construção. Hoje a alternativa para esses casos é destinar uma van ou um ônibus para transportar essas crianças, e assim elas ficam horas no transporte, e muitas vezes existe uma escola particular próxima, então o sistema de ?voucher?, não é para substituir as escolas públicas, e sim para casos pontuais", disse.
Outras propostas
Durante a reunião, os parlamentares também acataram o Projeto de Lei 704/2020, proposto pelo deputado Alex de Madureira (PSD), que isenta o pagamento de taxas para confecção e de emissão de segunda via de documentos de identificação pessoal emitidos pelos órgãos públicos do Estado de São Paulo que tenham sido roubados ou furtados.
Para ter direito à isenção, a vítima deverá apresentar ao órgão público emissor o boletim de ocorrência policial, no qual deverá constar o número dos documentos roubados ou furtados. Aquele que tentar fraudar a norma, realizando comunicado falso à autoridade sobre a ocorrência de crime de roubo ou furto de documentos de identificação pessoal, deverá pagar, além das taxas de emissão dos documentos, multa no valor de R$ 500,00.
Todos os projetos estão disponíveis para consulta no portal da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no endereço www.al.sp.gov.br
Notícias relacionadas
- AO VIVO: Comissão de Constituição, Justiça e Redação aprecia pauta com 22 itens
- Comissão de Constituição, Justiça e Redação dá aval a projeto resultante da CPI das Quarteirizações
- AO VIVO: Comissão de Constituição, Justiça e Redação se reúne para analisar proposições
- Comissão de Constituição, Justiça e Redação dá aval a 41 projetos de lei em tramitação na Alesp
- AO VIVO: Comissão de Constituição, Justiça e Redação realiza reunião para votar redação final de projeto
- AO VIVO: Comissão de Constituição, Justiça e Redação realiza encontro para votar itens da pauta
- AO VIVO: Comissão de Constituição, Justiça e Redação analisa propostas de deputados
- Funcionários que fazem serviços em domicílio podem ter dados informados previamente
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações