Comissão de Constituição, Justiça e Redação dá aval a 14 projetos de lei de autoria parlamentar
09/03/2022 18:24 | Comissão | Daniele Oliveira - Foto: Reprodução Rede Alesp









Os parlamentares da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa de São Paulo deram aval a 14 dos 22 itens da pauta da reunião realizada nesta quarta-feira (9) em ambiente virtual. Os itens restantes receberam pedido de mais tempo para análise dos deputados e deputadas.
A área da saúde ganhou destaque entre as proposições avalizadas. Uma das medidas é o Projeto de Lei 692/21, que institui o Programa Ônibus da Saúde da Mulher e do Homem, para atuar na promoção de ações para melhoria da saúde preventiva da população adulta, realizando consultas, exames e procedimentos cirúrgicos em pacientes, por meio da Unidade Móvel de Saúde.
De autoria do deputado Castello Branco (PL), a iniciativa tem o intuito de articular ações para aumentar a cobertura da atenção à saúde da população, bem como organizar campanhas educativas como Outubro Rosa e Novembro Azul. O Executivo ficará responsável por garantir pelo menos uma Unidade Móvel por Departamento Regional de Saúde, para os deslocamentos nos municípios.
O Projeto de Lei 731/21, criado pelo deputado Rafa Zimbaldi (PL), também recebeu aval da Comissão. Ele institui o Programa de Conscientização e Prevenção à Doença de Endometriose, que promove, via Sistema Único de Saúde (SUS), avaliações médicas periódicas, com realização de exames clínicos e laboratoriais, assim como campanhas educativas de orientação, prevenção e tratamento.
De acordo com o Ministério da Saúde, a endometriose é uma doença inflamatória provocada por células do endométrio (tecido que reveste o útero) que, em vez de serem expelidas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar. Por ano, em torno de 2 milhões de casos são registrados.
A justificativa do documento defende que o diagnóstico breve da doença contribui para a efetividade da recuperação. "É de suma importância a identificação precoce da doença, pois a lentidão do diagnóstico causa diversos efeitos colaterais, em especial, o prolongamento do tratamento e o aumento de sua complexidade, riscos e custos", escreveu o parlamentar.
A segurança da população também foi outro segmento que recebeu a atenção da CCJR. O Projeto de Lei 705/20, de autoria do deputado Mauro Bragato (PSDB), vai obrigar as empresas de segurança privada, que atuam no âmbito do Estado, a adotarem medidas rígidas de controle com o objetivo de evitar ações dos funcionários que possam ser configuradas como abuso de poder e uso de violência.
No documento, é estabelecido que as empresas de segurança deverão realizar avaliação psicológica periódica em seus colaboradores, além disso, deverão também indenizar as vítimas que venham sofrer lesões ou, em casos de óbitos, os familiares delas. Nesse sentido, as instituições envolvidas em atos de violência contra cidadãos, não poderão mais participar de licitações junto ao governo do Estado.
A partir de agora, as propostas aprovadas seguirão para as comissões temáticas para serem deliberadas. Depois disso, elas ficam prontas para serem discutidas e votadas pelo Plenário.
Notícias relacionadas
- Comissão de Transportes da Alesp cobra explicação sobre aumento dos pedágios no Estado
- Comissão de Transportes se reúne nesta terça, 20, e analisa proibição de remoção de veículo na presença de responsável
- Comissão de Saúde da Alesp analisa 33 matérias nesta terça-feira, 6; destaque para projetos voltados a crianças, pessoas com câncer e autismo
- Queda nos casos de Covid-19 deve levar Rede Hebe Camargo a recorde de atendimento oncológico
- AO VIVO: Comissão da Defesa dos Direitos do Consumidor se reúne em ambiente virtual para apreciar itens de pauta
- AO VIVO: Comissão de Transportes e Comunicações se reúne para analisar itens da pauta
- CPI discute combate ao assédio sexual com representante de movimento estudantil
- Parlamentares da CPI das Quarteirizações acompanham depoimento do presidente do Iabas
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações