CPI das Cavas Subaquáticas da Alesp apresenta relatório final; votação pode ser finalizada nesta terça, 15
14/03/2022 19:21 | CPI Cavas Subaquáticas | Daniele Oliveira - Reprodução Rede Alesp







A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das Cavas Subaquáticas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo apresentou, nesta segunda-feira (14), relatório final com as investigações sobre a obra no porto de Santos. O documento concluiu que o licenciamento e a instalação da cava foram regulares, mas recomendou uma série de medidas para o seu monitoramento. Os parlamentares que integram a CPI devem se reunir nesta terça-feira, 15 de março, às 10h, para analisar e votar o relatório.
A CPI foi constituída em agosto de 2021 com o objetivo de apurar possíveis irregularidades nos processos de licenciamento e monitoramento da cava, que foi preenchida com cerca de 2,4 bilhões de litros de sedimentos tóxicos, no estuário entre Santos e Cubatão, no litoral de São Paulo.
O relatório do deputado Cezar (PSDB) reuniu todas as informações pertinentes sobre a CPI, colhidas nos encontros e oitivas realizadas, bem como por meio dos documentos solicitados às autoridades, órgãos públicos e empresas envolvidas, como Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Usiminas e VLI Logística.
Conforme o documento, foi concluído que tanto a Cetesb, instituição responsável pela concessão do licenciamento, quanto a VLI e Usiminas, incubidas pela obra, agiram de modo legítimo, levando em consideração também as alterações no projeto inicial da cava, que precisaram ser realizados no decorrer da obra.
Além disso, o documento afirma que os monitoramentos técnicos efetuados aparentavam terem sido "rigorosos", de acordo com relatórios entregues à CPI, incluindo o que foi realizado um ano após o fechamento da cava, que demonstrou a continuidade do cenário de boa qualidade.
"Com base nesse levantamento, entende-se que a área da cava está sendo gradativamente reincorporada ao ambiente e aos níveis recentemente alcançados de qualidade ambiental na região do canal de Piaçaguera", diz o documento.
A comissão entendeu que, apesar da obra ser segura, alguns apontamentos precisam ser realizados para aperfeiçoar a atuação da Cetesb e garantir que a cava permaneça conforme as legislações ambientais.
A primeira das recomendações é que a monitoração da obra seja realizada com mais frequência, ao invés de anualmente, pois julga-se "muito arriscado e temeroso", levando em consideração a magnitude e importância do empreendimento. Outro ponto levantado, é que as informações sobre o monitoramento da cava devem ser publicadas em ambiente virtual, de forma fácil, para viabilizar o acesso à informação para todos.
Por fim, os parlamentares do colegiado recomendam o reforço da fiscalização para manter e garantir a qualidade da vida marinha, bem como da sinalização do entorno do empreendimento, com mais boias e mais visibilidade, com a finalidade de evitar que tanto grandes navios quanto pequenas embarcações possam circular na área.
A versão final do documento será analisada e votada pelos deputados numa reunião em ambiente virtual. Relatórios em separado poderão ser apresentados, caso os parlamentares tenham opiniões divergentes.
Após a aprovação, o relatório deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado e cópias deverão ser enviadas à Mesa Diretora da Alesp, para que as sugestões citadas sejam acatadas, seja pela direção ou pelo Plenário da Casa.
As Comissões de Assuntos Metropolitanos e Municipais e de Meio Ambiente, além do Executivo do Estado também deverão receber o documento, assim como a Cetesb, a VLI Logística e a Usiminas, para a ciência dos assuntos tratados e adesão das medidas propostas.
Convocações
A CPI das Cavas Subaquáticas iniciará a apresentação, discussão e deliberação do relatório nesta terça-feira, a partir das 10h, em ambiente virtual. Além deste encontro, outras reuniões do grupo foram convocadas para o mesmo dia, por meio do Diário Oficial do Estado. As convocações para debater os assuntos estão marcadas às 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h e 16h, e serão transmitidas pelo canal da Rede Alesp no Youtube, por meio do link https://www.youtube.com/c/AlespOficial.
Notícias relacionadas
- AO VIVO: CPI das Cavas Subaquáticas discute e delibera relatório final
- CPI das Cavas Subaquáticas apresenta relatório final nesta segunda-feira, dia 14
- AO VIVO: CPI das Cavas Subaquáticas recebe representantes da VLI Logística e da Usiminas
- AO VIVO: CPI das Cavas Subaquáticas ouve o deputado Luiz Fernando (PT) coautor do colegiado para prestar esclarecimentos
- AO VIVO: CPI Cavas Subaquática recebe o economista Sérgio Amaral para prestar esclarecimentos
- AO VIVO: CPI Cavas Subaquáticas ouve consultor portuário e representante de empreendimentos imobiliários
- AO VIVO: CPI Cavas Subaquáticas recebe coordenador do projeto T-Green e diretora-presidente da Cetesb
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações