Empreendedorismo e emprego lideram demandas em audiência sobre Orçamento estadual de 2023, em Herculândia
28/03/2022 15:38 | Audiência pública | Daniele Oliveira








Investimentos para a promoção do empreendedorismo e a criação de empregos foram as demandas mais solicitadas pela população durante audiência pública sobre o Orçamento estadual para 2023 organizada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo no último sábado (26), em Herculândia, oeste paulista.
O encontro foi dirigido pelo presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, deputado Gilmaci Santos (Republicanos), e contou com a participação virtual do também deputado Carlos Giannazi (PSOL).
O prefeito do município de Herculândia, Paulo Sérgio, conhecido como Paulinho, agradeceu ao Parlamento pelo encontro. "Essa oportunidade é de participação popular, na qual a Alesp está consultando a população para que o Orçamento do Estado seja efetivado de forma mais eficaz e eficiente. Para nós herculandenses é um marco histórico", disse.
Uma das solicitações apresentadas pelo vice-prefeito de Herculândia, Tião Barraca, foi na área do empreendedorismo. "Meu pedido para a Assembleia Legislativa é que olhe com bons olhos para os micro e pequenos empresários, e produtores rurais", disse. "Outro pedido é que os deputados elaborem um projeto para a diminuição do módulo rural [que é uma unidade de medida agrária, expressa em hectares]. Hoje o módulo rural é de 20 mil metros, queremos a diminuição para 2 mil metros, para os pequenos proprietários terem os documentos e formas de empréstimos com juros menores, com o objetivo de alavancar a economia do Estado", afirmou.
Já o diretor administrativo de Herculândia, Carlos Adolfo, solicitou à Alesp uma incubadora de empregos para a região. "É um sonho antigo, mas muitas pessoas não têm o aporte financeiro para realmente começar. A incubadora de empregos deu certo em algumas cidades, elas cresceram e viraram grandes empresas. Nós precisamos disso no nosso município porque temos muitos empreendedores que buscam isso", disse.
Ainda durante a reunião, o diretor de Agricultura e Meio Ambiente de Herculândia, Gabriel Cabrini, solicitou a criação de um centro profissionalizante na região. "Nós fazemos parcerias com empresas, mas queremos ter na cidade as capacitações para os produtores daqui, pois a produtividade do campo está diretamente relacionada ao conhecimento aplicado", afirmou.
Demandas
Outras solicitações em diversas áreas foram apresentadas pela população
herculandense. O presidente do Republicanos de Quintana, Adriano Cardoso, por exemplo, pediu melhorias para as estradas rurais da região. "Nós somos um polo de escoação agrícola e temos sofrido nos últimos anos com a degradação das nossas estradas".
Outra reivindicação apontada por ele foi na área da saúde. "Quintana vem sendo assolada nos últimos anos após a Covid-19 e agora com a retomada intensa, que seja disponibilizado junto ao SUS [Sistema Único de Saúde] mais quadros de atendimento com especialidade e exames de imagens", afirmou.
A área da saúde também foi citada pela farmacêutica Renata Guilherme, que falou sobre medicamentos de alto custo fornecidos pelo governo para a população, que tem faltado mensalmente, o que acaba atrapalhando o tratamento medicamentoso dos pacientes, de acordo com ela. "A prefeitura tem ajudado e muito a população, porém são muitas as faltas e não é só uma necessidade de Herculândia, assim como da região", disse.
Já a integrante da direção do Hospital São José, Irmã Diva, solicitou recursos para a instituição para pagar dívidas, pois de acordo com ela, o funcionamento da instituição está inviável devido à falta de pagamento. "Saúde não se faz só com boa vontade e hospital equipado, temos que pagar os profissionais. Que a gente não corra para os hospitais somente em época de pandemia", afirmou.
Investimento para a área da educação foi o pedido do vereador de Pompéia, Diogo Ceschim. Ele comentou sobre a Faculdade Técnica da região dele, a Fatec Pompeia, que oferece cursos gratuitos de mecanização, agricultura de precisão e Big Data no agronegócio. Ceschim contou que a instituição, que realiza estudos inéditos, foi aprovada para receber um centro de inovação tecnológica que trabalha com laboratório e precisa de investimentos para o desenvolvimento. "A Fatec de Pompeia vai precisar de investimentos e do aporte do governo de São Paulo", disse.
Para participar
Para participar de uma das audiências públicas da Alesp com sugestões e reivindicações, basta se inscrever no site da Assembleia no ícone "Audiências Públicas do Orçamento". Outra alternativa é comparecer presencialmente na Câmara Municipal da região no dia da audiência, que vai seguir todas as normas de segurança contra a Covid-19. As reuniões são transmitidas ao vivo pela Rede Alesp na TV e no Youtube.
A próxima reunião será realizada na próxima quinta-feira, dia 31, às 18h, na Câmara Municipal de Batatais. Na sexta-feira, o auditório da Unesp de Bauru irá receber, a partir das 10h, mais um encontro da Alesp com a população paulistana.
Notícias relacionadas
- Apoio a luta de profissionais credenciados ao Detran-SP é pauta na Alesp
- Abril Azul: direitos de pessoas autistas é tema de audiência pública realizada na Alesp
- Alesp discute em audiência pública validade de laudos para pessoas com deficiência
- AO VIVO: Alesp realiza audiência pública do Orçamento estadual para 2023 em Diadema
- AO VIVO: Alesp realiza audiência pública do Orçamento estadual para 2023 em Sumaré
- Alesp realiza novas audiências para debater Orçamento estadual de 2023 em Batatais, Bauru e Euclides da Cunha
- Encontro discute regularização da profissão de podólogo
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações