Congresso de Comissões da Alesp analisa quatro projetos de lei nesta terça, 10
09/05/2022 17:26 | Colégio de Líderes | Matheus Batista

Os líderes partidários da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo definiram, em reunião realizada nesta segunda-feira (9), a pauta da Casa para os próximos dias. Para esta terça, dia 10, quatro reuniões conjuntas de comissões foram convocadas para deliberarem sobre projetos de lei.
De autoria do governo estadual, o Projeto de Lei 148/22, voltado para desenvolvimento das ferrovias que integram o Subsistema Ferroviário do Estado, é uma das propostas em pauta. O projeto será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação; pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento; e pela Comissão de Transportes e Comunicações da Alesp.
A proposta compreende o planejamento, a construção, a operação e a fiscalização dos serviços e obras que envolvem os transportes ferroviários. As ferrovias que serão incluídas no sistema deverão ser determinadas pelo Executivo.
O Projeto de Lei 836/21, proposto pelo deputado Ataíde Teruel (Podemos), que inclui no calendário oficial do Estado a "Semana de Prevenção e Combate à Insuficiência Renal Crônica e do Paciente Transplantado", será analisado nesta terça pelas comissões de Constituição e Justiça; de Finanças e Orçamento; e pela Comissão de Saúde.
Os parlamentares integrantes da CCJR e da CFOP se reúnem também com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para analisar o Projeto de Lei 209/22, do deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos), que busca definir a percentagem de pet reciclado que as garrafas plásticas produzidas no Estado devem conter.
Já a Comissão de Atividades Econômicas se reúne para deliberar sobre o Projeto de Lei 486/21, da deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), que regulamenta a criação, o manejo, o comércio e o transporte de abelhas sociais nativas (meliponíneos) no Estado.
Caso aprovados pelas comissões da Casa, os projetos seguem para discussão e votação em Plenário.
Sessão Extraordinária
Os líderes da Casa decidiram também pela convocação de duas sessões extraordinárias a serem realizadas nesta terça-feira, 10, para votarem a perda temporária de mandato do deputado Frederico d'Avila (PL), por quebra de decoro parlamentar.
O Projeto de Resolução 3/22, acata decisão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar de afastar o deputado de suas atividades parlamentares pelo período de três meses. O processo foi aberto após xingamentos direcionados à Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) e ao Papa Francisco feitos por d'Avila na tribuna da Assembleia Legislativa.
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações