Alesp recebe exposição de conscientização sobre Síndrome de Rett

Fotografias estão expostas no Hall Monumental do Palácio 9 de Julho
18/10/2022 15:00 | Conscientização | Tom Oliveira - Foto: Bruna Sampaio

Compartilhar:

 Exposição  Seu Olhar Me Presenteia de pessoas com a Síndrome de Rett<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2022/fg290845.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Exposição  Seu Olhar Me Presenteia de pessoas com a Síndrome de Rett<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2022/fg290843.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Exposição  Seu Olhar Me Presenteia, de pessoas com a Síndrome de Rett<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2022/fg290840.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Exposição  Seu Olhar Me Presenteia de pessoas com a Síndrome de Rett<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2022/fg290846.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Hall Monumental do Palácio 9 de Julho, sede da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, recebe a exposição fotográfica "Seu Olhar Me Presenteia". A mostra permanece até o dia 27 de outubro, podendo ser visitada entre 8h e 20h.

Promovida pela Associação Brasileira de Síndrome de Rett (Abre-te), a exposição na Alesp faz parte de uma campanha durante "Outubro Roxo", mês de conscientização sobre a doença.

De acordo com a Abre-te, essa mostra "é um convite para olhar com profundidade para o que as pessoas com Síndrome de Rett querem dizer, mesmo muitas vezes em silêncio. E descobrir como cada uma delas tem o poder de tocar corações."

A Síndrome

A Síndrome de Rett é uma doença neurológica que provoca uma mutação genética. Esse problema é mais encontrado em crianças do sexo feminino, provocando a progressão das funções cerebrais e motoras.

O diagnóstico geralmente é feito após os 18 meses de vida, porque até esse momento o desenvolvimento parece ser normal. Quando o distúrbio se inicia, o crescimento da cabeça diminui e as capacidades linguísticas e sociais se deterioram. Outros sintomas se manifestam em formas de perda de fala, perda de tônus muscular, escoliose, convulsões, entre outros.

Classificada como uma doença rara, estima-se que no Brasil nasça uma pessoa com Síndrome de Rett a cada 5 dias. Historicamente, tem sido vista como um distúrbio neurodegenerativo. Contudo, hoje é sabido que isso está incorreto e que um número expressivo de mulheres com Síndrome de Rett estão chegando aos 50 anos com assistência médica e suporte adequados, segundo a Abre-te.

Saiba mais sobre a Associação em: www.abrete.org.br.



Serviço:

Exposição: Seu Olhar Me Presenteia

Onde: Hall Monumental (Palácio 9 de Julho)

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 201, São Paulo/SP

Horário: 8h às 20h, de segunda a sexta

Gratuito


alesp