Comissão de Finanças da Alesp dá aval às contas do governo estadual referentes a 2021
08/12/2022 11:29 | Comissão | Tom Oliveira - Foto: Larissa Navarro




A prestação de contas do governo estadual referente ao ano de 2021, na gestão do ex-governador João Doria, recebeu, nesta quinta-feira (8), aval da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Por cinco votos a dois, o colegiado acompanhou o parecer da relatora, a deputada Dra. Damaris Moura (PSDB), favorável à aprovação.
Ao avalizar o Balanço Geral do Estado, a Comissão de Finanças apresenta um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) considerando regulares as contas apresentadas. Este projeto será encaminhado para análise da Comissão de Fiscalização e Controle (CFC), passo importante antes de ser votado pelo Plenário da Alesp, em regime de prioridade.
Resultado positivo
Em seu relatório, Damaris seguiu a decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP), que aprovou o balanço financeiro com algumas ressalvas. Para a relatora, o desempenho financeiro em 2021 foi positivo, tendo o governo cumprido a Lei de Responsabilidade Fiscal e, ao mesmo tempo, conseguido manter o nível de prestação de serviços à população.
Além de Damaris Moura, votaram pela aprovação deste relatório os deputados Barros Munhoz (PSDB), Márcio da Farmácia (Podemos), Gilmaci Santos (Republicanos) e Thiago Auricchio (PL).
De acordo com o documento avalizado, São Paulo registrou em 2021 resultado primário (diferença entre receitas e despesas) recorde, de R$ 41,9 bilhões, valor que superou cerca de três vezes a meta estabelecida. Além disso, as despesas também terminaram o ano com resultado satisfatório. "Isso demonstra que a gestão orçamentária e financeira do Estado continuou eficaz, atingindo uma política fiscal responsável", conclui.
Ressalvas e recomendações
Entre os pontos de observação, os conselheiros do TCE-SP elencaram a renúncia de receitas pelo fato de o Estado ter assinado a concessão de diversos benefícios fiscais, como isenção de impostos a determinados setores empresariais ao longo do ano.
Esse foi um dos argumentos apontados por Enio Tatto (PT) para apresentar voto em separado pela rejeição das contas. O deputado cita falta de transparência na renúncia de receitas e ausência de explicações das medidas que foram realizadas para compensar essa redução de recursos nos cofres públicos. Argumenta também que não foram informados os benefícios gerados para a sociedade advindos desses benefícios fiscais, como, por exemplo, se houve aumento na geração de empregos.
Pelas contas do parlamentar, houve um aumento considerável de ressalvas e recomendações feitas pelos conselheiros do Tribunal de Contas, crescendo 86,76%. Acompanharam ele no voto contrário os deputados Paulo Fiorillo (PT) e Caio França (PSB).
Votação em Plenário
Se aprovado pelo Plenário da Alesp, o PDL sobre as contas regulares será publicado no Diário Oficial do Estado. Caso não seja aprovado, no todo ou em parte, o balanço será remetido à Comissão de Constituição, Justiça e Redação para que o colegiado indique as providências a serem tomadas pela Assembleia Legislativa paulista.
A apreciação pelo Poder Legislativo das contas estaduais segue as determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal, a Constituição do Estado e o Regimento Interno da Alesp.
Notícias relacionadas
- Comissão de Transportes da Alesp cobra explicação sobre aumento dos pedágios no Estado
- Comissão de Transportes se reúne nesta terça, 20, e analisa proibição de remoção de veículo na presença de responsável
- Comissão de Saúde da Alesp analisa 33 matérias nesta terça-feira, 6; destaque para projetos voltados a crianças, pessoas com câncer e autismo
- Queda nos casos de Covid-19 deve levar Rede Hebe Camargo a recorde de atendimento oncológico
- AO VIVO: Comissão da Defesa dos Direitos do Consumidor se reúne em ambiente virtual para apreciar itens de pauta
- AO VIVO: Comissão de Transportes e Comunicações se reúne para analisar itens da pauta
- CPI discute combate ao assédio sexual com representante de movimento estudantil
- Parlamentares da CPI das Quarteirizações acompanham depoimento do presidente do Iabas
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações