PDT terá combate à violência contra a mulher como foco em nova legislatura da Alesp
23/03/2023 15:09 | Especial Bancadas | João Pedro Barreto, sob supervisão de Cléber Gonçalves - Foto: Arquivo Deputado Márcio Nakashima

A Bancada do Partido Democrático Trabalhista (PDT) chega à 20ª Legislatura para mais um mandato solitário na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Pela segunda vez consecutiva, o deputado Márcio Nakashima foi o único do partido a ser eleito para a Alesp e irá compor sozinho sua bancada.
No seu segundo mandato, Nakashima será o líder da bancada do PDT por ser o único deputado a compô-la. "Minha luta acontece desde 2010, após o assassinato da minha irmã, Mércia Nakashima, uma jovem advogada, que teve a vida ceifada por não aceitar o fim do relacionamento com o advogado e policial militar, Mizael Bispo de Souza", contou o pedetista.
Márcio Nakashima reiterou que, apesar de sozinho na bancada por mais 4 anos, seguirá defendendo seus ideais na Assembleia: "Esperávamos fazer dois ou três deputados na Alesp, mas não pensem que vamos esmorecer e desanimar porque fizemos apenas uma cadeira nesta Casa de Leis. Muitas questões que precisam ser debatidas, muitas propostas a serem defendidas e muitas ideias que precisam ser combatidas", garantiu o parlamentar.
Entre as pautas que prometeu defender, Nakashima citou o compromisso histórico de seu partido com os trabalhadores de São Paulo, tanto da ativa, quanto os aposentados e pensionistas. O deputado assegurou, também, que, por conta de sua história pessoal, a prioridade da bancada seguirá no combate à violência contra a mulher e na busca por pessoas desaparecidas.
"O PDT, assim como nosso mandato, defende a mulher. A AMT (Ação Mulher Trabalhista) é vanguardista, inovadora, um braço de luta do partido em defesa da mulher", comentou. Além disso, confirmou a posição da bancada contrária à privatização da Sabesp: "Firmaremos nosso posicionamento contra esse absurdo que vai tirar a autonomia para um bem essencial que é dos paulistas".
O parlamentar disse ainda que a bancada não fará uma oposição "sistemática, burra e intolerante", mas será intransigente com aquilo que entender que pode prejudicar as mulheres e trabalhadores. Entretanto, afirmou que terá sempre uma relação cordial com as outras bancadas da Casa, inclusive nas discordâncias. "Nossa relação com outras bancadas será democrática. Buscaremos abrir conversações para temas de nosso interesse e ouviremos também as outras bancadas naquilo que pudermos e entendermos ser bom para a população", finalizou o deputado.
Notícias relacionadas
- Líder da Minoria na Alesp garante "fiscalização firme" e oposição à agenda de privatizações
- Com o dobro de parlamentares, PSD comemora aumento da representatividade no Estado
- PP celebra "oxigenação" na Alesp e quer ampliar foco de atuação
- Saúde, Educação e Segurança são as principais pautas defendidas pelo Republicanos na Alesp
- Com maior bancada da Alesp, Partido Liberal aposta no diálogo para a aprovação de propostas
- Terceiro maior grupo da Alesp, PSDB/Cidadania mira "desenvolvimento humano" e "zelo à democracia"
- Psol e Rede unem forças em federação e prometem defesa de grupos sociais na Alesp
- Parlamentares do PSB confiam na coesão para defender suas bandeiras
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações