Atentado que vitimou professora em escola estadual é tema de pronunciamentos de deputados da Alesp
29/03/2023 17:48 | Sessão Ordinária | Matheus Batista - Foto: Rodrigo Romeo



A morte da professora Elisabeth Terneiro, assassinada por um aluno dentro de uma escola da rede pública estadual na última segunda-feira, 27, foi tema de pronunciamentos de parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo durante sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (29). O assunto já vinha sendo repercutido durante a semana.
As sessões ordinárias da Assembleia Legislativa de São Paulo são realizadas de segunda a sexta-feira, a partir das 14h30, e são divididas em Pequeno e Grande Expedientes, nos quais os parlamentares podem subir à tribuna para falar sobre temas de livre escolha.
O deputado Atila Jacomussi (Solidariedade) usou seu espaço para lamentar o caso e pedir mais segurança nas escolas do Estado. "Muitos professores se sentem reféns durante o período em que estão exercendo sua profissão. Venho prestar solidariedade aos professores do Estado e me coloco no lugar deles, porque tenho em casa uma professora", disse.
Já o deputado Donato (PT) fez o apelo para a criação de políticas públicas de atendimento psicológico na rede pública de ensino. "É uma tragédia que podia ser evitada. Esse aluno vinha de uma trajetória de violência e todas as pistas de que ele precisava de um acompanhamento foram dadas". Na ocasião, o deputado falou sobre o Projeto de Lei 863/2017, do ex-deputado José Américo, aprovado pela Alesp, mas vetado pelo Executivo em 2019.
Ainda sobre o atentado, o deputado Paulo Mansur (PL) falou sobre as reações que recebeu ao projeto de sua autoria que propõe a presença de policiais militares em todas as escolas da rede estadual. "É necessário que a gente faça algo na segurança pública", afirmou.
A deputada Thainara Faria (PT) falou sobre as demandas que recolheu nos municípios de Nova Europa e Ribeirão Preto, ambos no interior do Estado. Segundo a parlamentar, professores a procuraram para falar sobre a necessidade de um profissional especializado em saúde mental nas escolas estaduais. "Precisamos jogar luz aos temas principais que assolam o Estado de São Paulo. Meu interesse é que os direitos básicos das pessoas sejam garantidos, através de uma ação potente do Poder Público", disse.
Saúde
Outro tema comum aos deputados que se pronunciaram neste dia foi a questão da Saúde no Estado. O deputado Valdomiro Lopes (PSB) levantou a questão da superlotação de unidades de saúde de São José do Rio Preto. "A solução é ter uma gestão verdadeira, espero que tomem uma decisão rápida para resolver esse grave problema".
Já a deputada Dani Alonso (PL), criticou a gestão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HCFamema), que, de acordo com a parlamentar, atende 1,2 milhão de pessoas na região Centro-Oeste e também enfrenta episódios de superlotação. "Protocolei um ofício exigindo que o presidente da autarquia do HC faça o encaminhamento de uma lista tríplice para que possa ser escolhido um novo superintendente para o hospital. Na Saúde, precisamos de pessoas técnicas e comprometidas".
Privatizações
O deputado Luiz Cláudio Marcolino (PT) usou o espaço na tribuna para criticar o projeto do governo estadual de privatização de linhas da CPTM. "Não entendemos o motivo de o governador querer privatizar ou fazer a concessão de linhas da CPTM. Estamos juntos com os trabalhadores ferroviários para que não privatizem", disse.
O deputado Simão Pedro (PT) fez coro ao colega de partido e se colocou contrário à agenda de privatizações do Executivo, que inclui também a Sabesp. "A Sabesp é uma empresa lucrativa e um patrimônio do Estado, a água não pode ser tratada como mercadoria".
Demais pronunciamentos
Nesta quarta, a deputada Andréa Werner (PSB) falou sobre acessibilidade para pessoas com deficiência e sobre o Dia Internacional da Conscientização Sobre Autismo, celebrado em 2 de abril. "Autismo não é doença, os autistas sempre existiram, sempre estiveram por aí, o que não existia era o diagnóstico. O autista é uma pessoa com deficiência, não uma pessoa com problema", disse.
A deputada Ediane Maria usou o espaço para falar sobre a mudança do nome da futura estação da Linha 2-Verde do Metrô, de Paulo Freire para Fernão Dias. "A minha função enquanto deputada é trazer a memória da sociedade que foi invisibilizada. As estátuas e monumentos que estão hoje pela cidade mostram a violência contra os povos negros e os povos indígenas".
O deputado Vitão do Cachorrão (Republicanos) chamou atenção para a reivindicação de ajudantes de caminhoneiros do Estado para a criação de pontos de apoio para cargas e descargas. "Eles pegam estradas ruins, com muitos pedágios, e quando chegam no destino ficam até 24 horas esperando sem ter um ponto de apoio com banheiro ou bebedouro", disse.
Eduardo Suplicy (PT) usou o espaço na tribuna para indicar o documentário "Memória Sufocada", do diretor Gabriel Di Giacomo, que, segundo o parlamentar, analisa a onda conservadora que aconteceu a partir do Golpe Militar de 64. "O documentário mostra trechos de depoimentos de vítimas torturadas durante a ditadura com imagens extraídas da Comissão Nacional da Verdade e do Arquivo Nacional".
O deputado Major Mecca (PL) levou para a tribuna registros e depoimentos de pessoas que moram na região central da cidade de São Paulo, ultimamente tomadas por aglomerações causadas pela dispersão da Cracolândia. "Moradores assistem da janela das suas casas criminosos e dependentes químicos. É um dos graves problemas que nós somos responsáveis por alcançar uma solução", afirmou o parlamentar, que pediu também ações da prefeitura da Capital e do Governo do Estado.
Tomé Abduch (Republicanos) criticou as falas do deputado federal Rui Falcão que, de acordo com o parlamentar, desrespeitou o deputado federal Nikolas Ferreira durante reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. "É um desrespeito com homossexuais, com os parlamentares e com a nação brasileira".
Por fim, a deputada Monica Seixas do Movimento Pretas (Psol) falou sobre a última sessão extraordinária da Alesp, realizada nesta terça (28), que discutia a derrubada de vetos do governador. "Ontem o recado que a Casa passou para fora foi completamente ruim. Espero que a Casa se organize". A parlamentar criticou as ações de parlamentares que obstruíram a votação dos projetos que, segundo ela, já possuíam acordo para a aprovação.
Notícias relacionadas
- Combate à pobreza e ao feminicídio são destaques do Expediente desta quinta na Alesp; assista
- Parcerias público-privadas são tema de Expediente da Alesp; assista à íntegra
- Instalação de pedágios é um dos destaques da 29ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à íntegra
- Habitação para policiais pauta 15ª Sessão Ordinária; assista à íntegra
- Enchentes pelo estado pautam 1ª Sessão Ordinária do ano no Parlamento Paulista: assista à íntegra
- Parlamentares debatem sobre privatizações e políticas habitacionais na tribuna da Alesp
- Pautas socias são temas de pronunciamentos de parlamentares da Alesp
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações