Alesp realiza sessão solene em homenagem a Sindicato das Telecomunicações

Aniversário de 81 anos do Sintetel é homenageado pela Casa por meio de sessão solene
14/04/2023 15:05 | Sessão Solene | Juliano Galisi - Foto: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Sessão Solene Sintetel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2023/fg298599.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Sessão Solene Sintetel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2023/fg298619.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou na manhã desta sexta-feira (14) uma sessão solene em homenagem aos 81 anos de fundação do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado de São Paulo (Sintetel).

Requerido pelo deputado Luiz Fernando Teixeira (PT), o evento contou com participação de coordenadores do sindicato, público geral e trabalhadores do setor.

"É uma honra estar prestando esta homenagem", disse Luiz Fernando, na presidência da Mesa, durante a introdução. "É um sindicato fundamental, principalmente em tempo de retirada de direitos trabalhistas, consolidados ataques aos trabalhadores e ao Estado Democrático de Direito. As instituições sindicais precisam ser fortalecidas para que tenhamos empregos de qualidade e uma indústria forte", completou o deputado.

Além de Luiz Fernando, a Mesa Diretora da sessão foi composta por Gilberto Dourado, presidente do Sintetel em São Paulo; José Roberto da Silva, vice-presidente do Sintetel estadual; Mauro Cava de Britto, secretário-geral do Sindicato no Estado; e Vivien Mello Suruagy, presidente da Federação Nacional de Call Center, Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática (Feninfra).

Em seus momentos de fala, todos saudaram a atuação do Sindicato e os trabalhadores de telecomunicações.

"Diversidade" e "inclusão"

Mauro Cava de Britto fez uso da tribuna para enaltecer o papel dos funcionários sindicalizados. "Quero agradecer às autoridades, aos gerentes de empresa presentes, mas principalmente aos funcionários do Sindicato, que são, na minha visão, as peças mais importantes do sistema", destacou.

Mauro discursou a respeito dos valores que regem as assembleias do sindicato. "Ouvimos falar bastante de diversidade, de inclusão. E isso nós vimos no Sintetel. Diversidade é um lugar onde todos podem sentar no mesmo lugar, no Sintetel é assim. Lá, todos possuem o poder de falar e são acolhidos", afirmou o secretário.

"Relação equilibrada"

"Sob a ética do Sintetel, o setor de telecomunicações cresceu", declarou Vivien Mello Suruagy, que discorreu, também, sobre o relacionamento entre as entidades patronais e de trabalhadores. "Precisamos ter uma relação equilibrada entre capital e trabalho. Temos negociações acaloradas, mas nós vemos a defesa do Sintetel pelos trabalhadores e isso é muito importante", ponderou Suruagy.

Panorama das telecomunicações

Durante seu discurso, Gilberto Dourado fez um panorama das telecomunicações no Brasil, traçando perspectivas para o setor nos próximos anos e destacando a chegada do 5G em solo nacional.

O presidente falou, ainda, a respeito dos novos dilemas trabalhistas para o meio. "Nós entendemos a terceirização. Foi difícil, uma luta, mas hoje entendemos. Mas a precarização, não vamos aceitar. Não pode acontecer com o nosso setor", declarou Dourado.

alesp