Alesp recebe eventos que discutem as consequências das mudanças climáticas no planeta
31/05/2023 19:44 | Meio Ambiente | Fábio Gallacci - Fotos: Rodrigo Romeo e Rodrigo Costa


Discutir as mudanças climáticas e suas consequências negativas cada vez mais evidentes no planeta é algo urgente. Sempre de portas abertas para esse tema global, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu dois eventos simultâneos sobre o assunto, nesta terça-feira (30).
Organizada pelo deputado Guilherme Cortez (PSOL), a atividade "Conversa sobre Desastres Climáticos Ambientais" reuniu especialistas para uma discussão sobre propostas de projetos de leis que promovam o avanço das boas práticas na preservação dos recursos naturais e reduzam os riscos de novas tragédias. O outro evento, "Eco Trabalhismo PDT - Mudanças Climáticas sob Diversos Olhares", realizado a pedido do deputado do partido, Marcio Nakashima, também trouxe diferentes visões do que é preciso focar agora para garantir o bem-estar das futuras gerações.
"Algumas pessoas consideram que a luta ambiental é algo abstrato. Mas não, essa luta é altamente conectada com as necessidades do nosso povo. A sociedade coloca determinados grupos onde as chuvas caem com mais intensidade, onde há risco de deslizamentos de encostas, nas áreas onde as queimadas são mais comuns, nos lugares onde a água levará mais tempo para chegar quando houver desabastecimento", apontou Cortez. "Quando a gente fala em mudanças climáticas num país tão injusto, desigual e violento como o Brasil, isso pode parecer um problema de segunda importância, mas esse tema também é a luta para que a população mais pobre tenha melhores condições de vida", acrescentou o deputado.
Cortez comentou ainda que, de acordo com pesquisadores ao redor do mundo, esta deve ser a década decisiva para definir o futuro da Humanidade. Ele lembrou do lançamento oficial, nesta semana, da Frente Parlamentar de Combate às Mudanças Climáticas na Alesp, a primeira com esse tema na história do Parlamento Paulista. "Aqui na Casa, nós somos em 27 parlamentares que aderiam a essa causa, mas eu ainda acho que deveriam ser muitos mais. Precisaria ser os 94, porque a sobrevivência da nossa espécie deveria unir a todos", disse o deputado.
Políticas públicas
Entre os convidados que estiveram no Parlamento Paulista para debater o tema, estava Sérgio Portella, doutor em Território, Riscos e Políticas Públicas pela Universidade de Coimbra, em Portugal; mestre em Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (RJ) e integrante do Grupo Executivo do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social do Rio de Janeiro. Atualmente, ele também integra a equipe da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030.
Portella tratou das causas e consequências dos desastres naturais provocados pelas mudanças climática e pela falta de políticas públicas que encarem com seriedade pontos como, por exemplo, o ordenamento territorial. "São Sebastião [um deslizamento matou 65 pessoas em fevereiro naquela região] é um exemplo do problema de ordenamento territorial que nunca é enfrentado e acaba provocando esse empilhamento de pessoas nos morros", opinou o professor. "Políticas públicas mais profundas envolvem ordenamento territorial, Saúde e Educação. São políticas que vão se misturando e que é necessário que sejam discussões transversais. Só que isso só acontece quando existe uma aproximação da população com o Poder Público. O que acontece no Brasil é que, normalmente, após os desastres, o Poder Público reflui para não ser questionado e colocado em meio a questionamentos. Ele se separa da população, não resolve de fato a situação", completou Portella.
Papel do Legislativo
O professor ainda elogiou o fato de a Assembleia estar debatendo as questões climáticas em vários eventos na Casa. "A Alesp é um ambiente muito importante, onde os parlamentares têm condições de colaborar não só com a discussão, mas também com as políticas públicas para se buscar soluções", comentou. "A Frente Parlamentar que foi criada aqui é fundamental. As preocupações dos parlamentares são diversas, mas o tema das mudanças climáticas e dos desastres é transversal. Então acaba, de alguma forma, tocando a todos", alertou o especialista.
Notícias relacionadas
- A voz e a vez delas: ativista colombiano valoriza o protagonismo das crianças em defesa do planeta
- Com Projetos de Lei aprovados, Alesp coloca a questão ambiental e a defesa da vida como prioridades
- AO VIVO: Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável se reúne para ouvir representante da Latam Airlines e apreciar itens de pauta
- Comissão da Assembleia aprova convite a secretário e representantes de instituições do Estado
- AO VIVO: Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável debate propostas com novo presidente
- Impactos ambientais serão tema de audiências públicas
- Comissão de Meio Ambiente vai investigar licenciamento ambiental em Ilhabela
- Comissão de Meio Ambiente aprova audiência pública sobre falhas no abastecimento de água
- Comissão debaterá estratégias para reduzir escassez de água
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações