Piso da Enfermagem e Reforma da Previdência são temas de sessão desta sexta, 16, na Alesp

Parlamentar cobrou do Governo Estadual o cumprimento dos valores do piso nacional da categoria e falou sobre movimento pela revogação de artigo da Emenda Constitucional 103/2019
16/06/2023 15:13 | Plenário | Tom Oliveira - Marco A. Cardelino

Compartilhar:

Sessão ordinária desta sexta-feira 16<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg303559.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O pagamento pelo Governo Estadual dos valores do piso nacional da Enfermagem foi cobrado pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL), durante seu posicionamento no Expediente da sessão desta sexta-feira (16), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

O parlamentar fez uso do tempo na tribuna para cobrar do governador Tarcísio de Freitas o cumprimento do pagamento do piso à categoria. "São Paulo tem o maior orçamento da Federação e tem todas as condições de pagar imediatamente o piso, no Iamspe, no Hospital das Clínicas, e nas demais instituições", comentou, lembrando que o Congresso Nacional já aprovou o novo valor.

Giannazi falou também sobre o movimento de aposentados e pensionistas que estão buscando apoio pela revogação do Artigo 149, trazido pela Emenda Constitucional 103/2019, que autoriza a cobrança de contribuição à Previdência descontada dos aposentados e pensionistas.

O pedido de revogação pode ser apoiado por meio de uma plataforma criada pelo Governo Federal para receber propostas do Plano Plurianual (2024/2027), chamada de Brasil Participativo. "É muito importante que todas as pessoas possam participar e votar pela revogação imediata dessa medida. Aqui em São Paulo, conseguimos a revogação e agora nossa luta é pela devolução dos valores", afirmou.

Por fim, Giannazi citou apoio à reivindicação dos servidores municipais de Caraguatatuba, que atualmente estão em busca de melhores salários e condições de trabalho.


alesp