Frente Parlamentar de Gestão de Riscos e Desastres é lançada na Alesp
16/06/2023 17:35 | Frente Parlamentar | Gustavo Oreb Martins - Foto: Larissa Navarro




Em evento realizado nesta sexta-feira, 16, a Frente Parlamentar de Gestão de Riscos e Desastres foi lançada na Alesp. O novo grupo suprapartidário tem como principal objetivo analisar e prevenir possíveis catástrofes naturais no Estado, além de ajudar as vítimas de desastres por meio de políticas públicas que serão discutidas no colegiado.
A catástrofe ocorrida no Litoral Norte de São Paulo, em fevereiro de 2023, foi grande parte do motivo para a criação da Frente. Considerada a maior chuva da história do país, com aproximadamente 680 milímetros de chuva em 24 horas, a tragédia ceifou dezenas de vidas e deixou muitos feridos e desabrigados.
Para o deputado Dr. Elton (PSC), coordenador da Frente, o melhor caminho para evitar novos desastres é a prevenção. "Para que isso aconteça, é preciso fazer um trabalho aqui, no Legislativo, em colaboração com o Executivo e com a sociedade, a fim de minimizar os riscos e reduzir as lesões e mortes em decorrência dessas tragédias", disse.
Presente no evento, o deputado federal Gilberto Nascimento disse acreditar que o Legislativo Paulista, sabendo usar os recursos disponíveis da melhor maneira, "possui totais condições de trabalho, para criar normas e condições que previnam os desastres".
Propostas da Frente
Junto dos agentes de Segurança Pública presentes no evento, Dr. Elton projetou as medidas que a Frente pode produzir e deixar como legado para o Estado de São Paulo. Entre elas estão as seguintes: a elaboração de políticas e leis específicas relacionadas à prevenção, mitigação, preparação e recuperação dos danos; investimentos em estruturas para adequação de estradas ao meio ambiente; coordenação de equipes de emergência e de comunicação; educação e conscientização pública; e sistemas de alerta precoces para populações de risco.
Outra pauta importante é o mapeamento dos riscos de incêndios florestais, que costumam ocorrer no meio do ano. A Frente pretende agir em parceria com o "Projeto São Paulo Sem Fogo", criado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, a fim de reduzir danos causados em virtude de queimadas, quedas de balões, entre outras ameaças.
Por fim, a Rede Integrada de Emergência (Rinem) foi citada como importante aliada do grupo de deputados. A Rinem é uma instituição que atende a situações de risco à vida humana e ao meio ambiente, para suprir as deficiências do aparato público no atendimento a desastres.
Notícias relacionadas
- Nova frente parlamentar é constituída para discutir infraestrutura e engenharia dos municípios paulistas
- Nova frente parlamentar autorizada na Alesp busca defender cooperativas de transporte de cargas
- Nova frente parlamentar vai debater ações que fortaleçam a defesa do Sistema Único de Assistência Social
- Alesp cria frente parlamentar em defesa dos direitos de pequenos agricultores
- Frente parlamentar da Alesp realiza audiência pública sobre o cultivo da Cannabis
- Reunião de Frente Parlamentar debate o Programa Serviço de Família Acolhedora
- Ecoturismo e preservação ambiental no sudeste paulista são debatidos em Frente Parlamentar
- Frente parlamentar discute principais problemas relacionados à violência contra a mulher
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações