Lançada na Alesp, Frente Parlamentar de Proteção aos Autistas quer "se estender a todos os atípicos"
22/06/2023 18:30 | Frente Parlamentar | Juliano Galisi, sob supervisão de Cléber Gonçalves | Foto: Rodrigo Romeo



A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, na tarde desta quinta-feira (22), o evento de lançamento da Frente Parlamentar de Proteção às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Rafael Saraiva (União), requerente da reunião, é coordenador do bloco suprapartidário que reúne, além dele próprio, 9 membros efetivos e mais 15 membros apoiadores.
Frentes parlamentares são blocos compostos por deputados interessados na defesa conjunta de propostas e ideias de um assunto em comum. A organização desses blocos é realizada de modo independente às bancadas dos partidos.
"Essa Frente Parlamentar, apesar do nome, se estende a todas as pessoas atípicas", disse Rafael Saraiva na abertura da solenidade. "O nosso intuito é aproximar o Executivo Paulista dos Executivos das 645 cidades do Estado", completou o parlamentar.
Além de Saraiva, os deputados da Alesp Eduardo Suplicy (PT) e Andrea Werner estiveram presentes. Outras lideranças políticas e autoridades no tema compuseram a Mesa Diretora, tais como Jersey Pereira da Silva, pró-reitor acadêmico do Centro Universitário Ítalo-Brasileiro; Silvia Grecco, secretária da Pessoa com Deficiência da cidade de São Paulo; o deputado federal Felipe Becari (União-SP); Marcos da Costa, secretário Estadual da Pessoa com Deficiência; e Jorginho Mota (Agir), vereador de Guarulhos.
Futuro e oportunidades
"O autista, hoje, precisa de oportunidades para que, no futuro, todos os autistas tenham possibilidades", disse Jorginho Mota, o primeiro parlamentar autista do Brasil.
O vereador saudou a iniciativa de Rafael Saraiva e clamou por políticas públicas que garantam isonomia de direitos à população enquadrada no TEA. "O autista tem o direito de estar em todo o lugar, pois tem capacidade igual a qualquer outro", completou Mota.
'Os direitos não são cumpridos'
A igualdade de direitos, entretanto, ainda é um desafio para a população autista e suas respectivas redes de apoio. "A gente não tem políticas públicas [para o transtorno do TEA]", declarou a deputada Andrea Werner.
A parlamentar do PSB narrou os eventos de vida que a levaram a se engajar pela causa da pessoa com deficiência. "Cheguei aqui porque, 15 anos atrás, tive um bebê que aparentemente era de desenvolvimento típico. (...) Aos 2 anos, ele entrou para a escolinha e acabei por descobrir que ele era autista", contou Werner. Logo após o diagnóstico, disse a deputada, "fui começando a perceber como os direitos não são cumpridos", pois passou a receber negativas constantes de matrículas escolares.
Hoje, o filho da deputada tem 15 anos. Andrea afirmou que os problemas enfrentados ao longo da sua trajetória, na verdade, são parte de um emaranhado maior de negação de direitos. "No Sistema Único de Saúde (SUS), às vezes, demora dois anos para se obter o diagnóstico", relembrou a deputada. "E o Rafael Saraiva tem sido um grande parceiro da causa", finalizou.
Felipe Becari, deputado federal presente no evento, reiterou como a defesa de políticas públicas para as pessoas com deficiência deve ser um exercício de empatia de toda a sociedade. "Não tenho um filho autista, então não sei o que as pessoas que passam por isso sentem. Algumas dores eu não sinto na pele", disse Felipe, que é presidente da Frente Parlamentar de Proteção às Pessoas Autistas na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Políticas em conjunto
Como dito por Rafael Saraiva no início do evento, a construção de políticas públicas para a população com deficiência depende, sobretudo, da cooperação entre Poderes Estadual e Municipal. "Temos uma parceria muito boa com a Secretaria de Estado. Nossas conversas são sempre [no sentido de] trabalharmos em conjunto para transformar nossa cidade e o estado em espaços mais inclusivos", disse Silvia Grecco, secretária Municipal da Pessoa com Deficiência na Capital Paulista.
A secretária destacou que o ambiente escolar é um dos mais importantes a serem pensados em termos inclusivos. "A inclusão escolar é totalmente importante e necessária. Devemos fazer com que sejam bem acolhidos. Não basta convidá-los para o baile, tem que os chamar para dançar", disse Grecco. "As pessoas com deficiência devem ser amadas, respeitadas e incluídas", completou.
Notícias relacionadas
- Nova frente parlamentar é constituída para discutir infraestrutura e engenharia dos municípios paulistas
- Nova frente parlamentar autorizada na Alesp busca defender cooperativas de transporte de cargas
- Nova frente parlamentar vai debater ações que fortaleçam a defesa do Sistema Único de Assistência Social
- Alesp cria frente parlamentar em defesa dos direitos de pequenos agricultores
- Frente parlamentar da Alesp realiza audiência pública sobre o cultivo da Cannabis
- Reunião de Frente Parlamentar debate o Programa Serviço de Família Acolhedora
- Ecoturismo e preservação ambiental no sudeste paulista são debatidos em Frente Parlamentar
- Frente parlamentar discute principais problemas relacionados à violência contra a mulher
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações