"A escola socializa a cultura": Frente Parlamentar em Apoio à Cultura e Educação é lançada na Alesp
15/08/2023 18:00 | Frente Parlamentar | Juliano Galisi, sob supervisão de Cléber Gonçalves | Foto: Rodrigo Costa






A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) sediou, na tarde desta segunda-feira (14), o evento de lançamento da Frente Parlamentar em Apoio à Cultura e Educação. A solenidade contou com a presença de autoridades no tema e lideranças da sociedade civil. Durante a reunião, foram debatidas as perspectivas de atuação da Frente e os principais objetivos do grupo para os próximos anos de legislatura. Além de Maurici, a Frente em Apoio à Cultura e Educação conta com 32 membros apoiadores.
Frentes Parlamentares são blocos compostos por deputados interessados na defesa conjunta de propostas e ideias de um assunto em comum. A organização desses grupos é realizada de modo independente às bancadas dos partidos. O diferencial das Frentes é a construção de políticas públicas em conjunto com entes da sociedade civil.
Integrando a Mesa Diretora, estiveram Maurici (PT), coordenador do bloco suprapartidário; Kiko Celeguim, deputado federal; Carlota Boto, diretora Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP); Alessandro Azevedo, coordenador do Escritório Estadual do Ministério da Cultura; Maria Selma Moraes Rocha, diretora de Articulação do Ministério da Educação; Ricardo Massonetto, secretário de Cultura do município de Mairiporã; e Camilo Vannuchi, secretário de Cultura de Diadema.
Enfoques e metas
Introduzindo a solenidade, Maurici, que é o coordenador, destacou que "o enfoque principal" do grupo será "o apoio aos municípios" nas áreas de Educação e Cultura. Segundo o deputado, o bloco "vem a complementar a ação da Comissão de Educação e Cultura (CEC), bem como das demais Frentes Parlamentares voltadas a esse tema".
O coordenador do bloco mencionou, ainda, que irá trabalhar pela aprovação do PL nº 175/2022, que institui o Sistema Estadual de Cultura de São Paulo. "É uma iniciativa excelente", assinalou Camilo Vannuchi, secretário de Diadema, acerca do projeto de lei. Se aprovado, o Sistema estará integrado a um sistema nacional de projetos culturais.
Intersetorialidade
"A Frente não se sobrepõe à CEC, pelo contrário, elas vão trabalhar juntas na área da Cultura e da Educação. Gostaria de parabenizar esta iniciativa", ponderou Alessandro Azevedo. Para o coordenador do Escritório Estadual, as perspectivas de trabalho dos dois entes se complementam e têm a acrescentar na formulação de políticas públicas intersetoriais.
"É uma conversa que agrega Educação e Cultura (...) Além do potencial de intersetorialidade, trata-se de uma necessidade no nosso país", afirmou Selma Rocha sobre os dois eixos temáticos do grupo suprapartidário.
Para a diretora do MEC, os temas se complementam, uma vez que "a escola nada mais é que um centro que socializa a cultura". A "possibilidade de diálogo" no âmbito da legislatura, disse Selma, é essencial para uma realidade tão complexa quanto a do Estado de São Paulo.
Uma Educação Integral
Selma Rocha explicou os princípios temáticos de sua divisão no Ministério da Educação, que lida com a articulação entre sistemas de ensino. "O Ministério tem desenvolvido atividades ligadas, por um lado, à alfabetização e, por outro, à garantia da educação integral".
Ao mencionar a integralidade do ensino, Rocha destacou que "não estamos falando só de tempo" - para a diretora, trata-se de uma noção de educação em que "integramos à escola os princípios da ciência, a arte como um elemento de composição da vida, e uma perspectiva da filosofia".
Educação e Cultura resistem
Carlota Bota, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), fez a leitura de um manifesto de repúdio à Secretaria Estadual de Educação. De acordo com o documento, assinado por entidades ligadas ao magistério, há movimentos recentes da gestão estadual que ameaçam a "liberdade de cátedra".
Para Kiko Celeguim, "foi grave o que fizeram com a Educação", no Brasil. "O Ministério não acabou, mas chegou em vias de", disse o deputado federal a respeito das condições estruturais da pasta. "Não se ampliaram os recursos para o ensino universitário, profissionalizante e educação básica", afirmou Celeguim.
Na área de Cultura, segundo as autoridades presentes, a percepção é semelhante. "O Ministério da Cultura voltou, e voltou forte", disse Alessandro Azevedo. O coordenador assinalou que seu escopo reflete uma nova postura do Ministério, por meio da qual a gestão será regionalizada a partir de escritórios estaduais. "Isso garante a implementação das políticas públicas federais por todo o território", observou Azevedo.
Notícias relacionadas
- Nova frente parlamentar é constituída para discutir infraestrutura e engenharia dos municípios paulistas
- Nova frente parlamentar autorizada na Alesp busca defender cooperativas de transporte de cargas
- Nova frente parlamentar vai debater ações que fortaleçam a defesa do Sistema Único de Assistência Social
- Alesp cria frente parlamentar em defesa dos direitos de pequenos agricultores
- Frente parlamentar da Alesp realiza audiência pública sobre o cultivo da Cannabis
- Reunião de Frente Parlamentar debate o Programa Serviço de Família Acolhedora
- Ecoturismo e preservação ambiental no sudeste paulista são debatidos em Frente Parlamentar
- Frente parlamentar discute principais problemas relacionados à violência contra a mulher
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações