Comissão de Educação e Cultura dá aval a 2 projetos sobre alimentação saudável nas escolas
15/08/2023 18:06 | CEC | João Pedro Barreto, sob supervisão de Cléber Gonçalves - Fotos: Carol Jacob



A Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo se reuniu, na tarde desta terça-feira (15), para mais uma reunião ordinária. O Colegiado deu aval a 21 projetos de lei, sendo dois deles sobre bons hábitos alimentares nas escolas do Estado. Além disso, aprovou uma audiência pública para debater a violência escolar, a ser realizada no município de Piracicaba.
Nove desses PLs seguem em tramitação na Casa e doze foram aprovados de forma conclusiva pela comissão. Os parlamentares pediram vista, o adiamento da deliberação, de cinco projetos de lei e de sete requerimentos para convite ou convocação de autoridades.
A presidente da CEC, Professora Bebel (PT), ainda indicou o deputado Tomé Abduch (Republicanos) para compor o quadro de membros do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, do qual ela também faz parte.
Alimentação saudável
Dois dos projetos avalizados pela Comissão de Educação e Cultura tratam sobre o incentivo a bons hábitos alimentares dos alunos da Rede Estadual de Ensino. O Projeto de Lei 132/2020, de autoria dos ex-deputados Alessandra Monteiro e Bruno Ganem, visa instituir, em São Paulo, o programa 'Estudante Saudável, Futuro Sustentável'.
O programa busca promover, entre os temas transversais do currículo de ensino, discussões sobre educação alimentar e nutricional, incentivar o consumo de frutas e vegetais nas merendas, ampliar a participação de produtos de agricultura familiar e minimizar desperdícios de alimentos.
Também de autoria do ex-deputado Bruno Ganem, o PL 764/2020 cria o programa 'Horta Escolar', para a manutenção de hortas dentro das escolas. A proposta pretende incluir o cultivo da horta nas atividades do projeto pedagógico das escolas e, com isso, promover educação ambiental, bons hábitos alimentares, o desenvolvimento de habilidades dos estudantes, além de possibilitar que essas culturas possam complementar a merenda escolar.
Apesar de ter votado favoravelmente aos projetos e entender sua importância, a presidente Professora Bebel afirmou que ambos são desmembramentos de um PL de sua autoria, que foi aprovado de forma unânime na Casa, mas que foi vetado pelo governador.
O referido projeto é o PL 891/2019, vetado pelo governador João Dória em 2021 e que instituía o Programa Estadual de Alimentação Escolar. "O meu PL tratava globalmente da alimentação escolar, era completo. Falava sobre o 'comer', mas também por que estava comendo e de onde vinha aquela alimentação", disse a deputada, que também avisou que irá pedir para a Casa derrubar o veto do Governo.
Audiência pública sobre violência escolar
Tema em voga desde o início da legislatura, a violência escolar seguirá em pauta do Colegiado da Alesp. Nesta reunião, o grupo aprovou a realização de audiência pública, no município de Piracicaba, para debater o assunto. O requerimento é de autoria da Professora Bebel, que disse que a ocasião pode servir para realizar um levantamento sobre os principais problemas de segurança enfrentados nas escolas estaduais.
"Essa audiência vai levantar a discussão de como trabalhar a cultura da paz, analisar como se chega em uma ação violenta, como criamos uma relação de solidariedade entre a comunidade escolar", comentou a deputada, que chamou a comunidade para participar da discussão.
Nesta tarde, o Colegiado aprovou duas moções de aplauso às professoras Cíntia Barbosa e Sandra Pereira, que imobilizaram o aluno que cometeu um assassinato a faca na Escola Estadual Thomazia Montoro, no dia 27 de março deste ano. Os autores das moções foram os deputados Lucas Bove e Gil Diniz, ambos do PL.
Demais projetos
Entre o restante dos projetos avalizados, estão os seguintes textos: que autoriza o Poder Executivo a criar o Curso Técnico de reparo e manutenção de equipamentos biomédicos, por meio do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, de autoria do ex-deputado Professor Kenny; que obriga instituições de ensino a fornecer diplomas em Braile para pessoas com deficiência visual, do ex-deputado Marcio da Farmácia; e que estabelece medidas para prevenção do uso de drogas nas universidades públicas estaduais, do deputado Gil Diniz.
Notícias relacionadas
- Projeto que torna obrigatório ensino do idioma espanhol nas escolas paulistas avança na Alesp
- Comissão de Educação e Cultura dá aval a PL que prevê enfermarias em instituições de ensino
- Patrimônio Cultural e relatórios de inteligência são foco da Comissão de Educação e Cultura da Alesp
- Comissão de Educação e Cultura ouve técnico do Dieese sobre redução das verbas no Estado
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações