Honrarias da ONU são entregues a agentes da Segurança Pública do Estado de São Paulo

Sediado na Alesp por solicitação do deputado Capitão Telhada (PP), evento condecorou ex-combatentes da Polícia Civil, militares, bombeiros e outros agentes, pelos serviços prestados
22/09/2023 16:19 | Ato Solene | Gustavo Oreb Martins - Foto: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Honrarias da ABFIP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg309425.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Honrarias da ABFIP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg309426.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Honrarias da ABFIP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg309427.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Honrarias da ABFIP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg309428.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Honrarias da ABFIP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg309429.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, na noite da última quinta-feira (21), um ato solene realizado pela Associação Brasileira das Forças Internacionais da Paz da ONU (ABFIP), em parceria com o mandato do deputado Capitão Telhada (PP), para a outorga de honrarias a agentes de Segurança Pública do Estado. Receberam a medalha de honra policiais civis e militares, bombeiros, guardas-civis e agentes de saúde, incluindo servidores aposentados.

Segundo o proponente do evento, Capitão Telhada, o reconhecimento de algumas áreas, em específico da Segurança Pública, não acontece de forma justa. Para ele, guardas-civis e bombeiros, por exemplo, não recebem a atenção que merecem, mesmo pertencendo a categorias de grande importância. "O cidadão não quer saber a cor da farda, ele quer ser atendido pelas forças de segurança, independente de qual for a designação do profissional. Da mesma forma, não devemos fazer distinção de cargos nos momentos de celebração", disse.

"A parceria com a ABFIP da ONU foi feita para homenagear, de maneira justa, os nossos agentes de Segurança Pública e privada, guardas-civis, bombeiros e agentes de saúde pelos enormes serviços prestados por São Paulo. Cada um dos homenageados aqui fez por merecer as glórias concedidas", completou o deputado.

Ex-deputado estadual de São Paulo e hoje deputado federal, Coronel Telhada, pai do atual parlamentar proponente do evento, também colaborou com o evento na Casa. Em seu discurso, defendeu a união entre todos os diferentes cargos da polícia, a fim de criar uma classe ainda mais forte. "Eu e meu filho somos totalmente contrários às disputas entre as classes da Polícia Militar. Quem cuida de Segurança já tem muitos problemas, esse não deveria ser um", apontou.

Homenageados

Responsável por conduzir a entrega de medalhas, o presidente do conselho deliberativo da ABFIP, Marcos Vinícius Poloni, celebrou a oportunidade da realização de uma homenagem de grande porte, no Parlamento Paulista. "Cada evento em que pudermos reconhecer o trabalho das forças policiais é fantástico. (...) Autoridades civis e militares homenageadas hoje com certeza saem fortalecidas daqui [da Alesp], mais motivadas ainda a continuar contribuindo para o bem-estar de todo o Brasil", declarou.

O comandante do 1º Grupamento de Bombeiros da PM do Estado de São Paulo, tenente-coronel Marcos Cardassi, também foi convidado a compor os discursos do evento. De acordo com ele, a celebração foi muito importante para todas as categorias presentes e é motivo de grande orgulho para os bombeiros, em especial. "Nós [bombeiros] não fazemos nosso trabalho visando homenagens ou reconhecimento. No entanto, quando isso acontece, nos dá ainda mais força para seguir realizando nossa profissão e arriscando a vida pela população paulista", discursou.

alesp